Uma manhã a plantar o que comemos!


No sábado passado, a convite do LIDL, fomos até à Herdade da Comporta para aprender sobre plantações de melancia e plantar as nossas próprias melancias. O destino só por si, para mim, é fabuloso [não tivéssemos nós casado na Comporta] e a actividade que nos propuseram era super divertida! Para mim, tudo o que seja cultivar é apelativo, e parece-me que passei esse gosto aos meus filhos, que ficaram super entusiasmados quando lhes expliquei o que íamos fazer. À chegada, encantaram-se de imediato com frutas e legumes de brincar, que acabaram por trazer em grande quantidade para casa e que têm sido brincadeira diária desde então!


Passaram imenso tempo a brincar, enquanto toda a logística da plantação estava a ser ultimada, e assim que nos chamaram para pegarmos nos utensílios, correram para calçar luvas e pegar em pás e ancinhos!




Já equipados a rigor, seguimos para o local da plantação, uma zona vedada e devidamente identificada, para que seja possível manter a nossa plantação à parte da vida normal das plantações da herdade.




Recebemos uma breve explicação por parte do Engenheiro responsável, que nos explicou como iríamos proceder à plantação, as regras que devíamos respeitar [sabiam que se plantarmos dois tipos de melancia, devemos alternar a plantação? Deste modo vamos obter uma polinização cruzada, sendo que uma das espécies poliniza a outra e permite que ambas nasçam e cresçam saudáveis!]




Assim que nos deram luz verde para deitarmos mãos à obra, correram os dois a agarrar uma planta de um dos tipos de melancia, e a escolher um local para a plantar!













Depois de terminada a plantação, foi tempo de aprender com um Showcooking do Chef Ermida, que nos presentou com algumas iguarias confeccionadas com o ingrediente do dia: A Melancia! A Carolina e o Daniel ouviram tudo muito atentamente, enquanto iam dizendo que queriam uvas, que afinal era apenas as azeitonas da salada fresca que o Chef tinha preparado!




Alguma vez vos passaria pela cabeça, grelhar melancia, temperada apenas com cominhos? A mim não, mas o Chef Ermida preparou-nos essa iguaria e acreditem que é delicioso! Disse-me o chef, que basta colocar a melancia numa frigideira antiaderente, polvinhar com os cominhos e deixar cozinhar em ambos os lados. E que fica igualmente bom com tomilho! Já imaginaram melhor acompanhamento para um churrasco de Verão?


Depois do Showcooking e de aprendermos todas as dicas e sugestões com melancia, que o Chef Ermida tinha para nos dar, foi hora de almoçarmos! As crianças despacharam-se primeiro e enquanto aos pais terminavam a refeição, decidiram sentar-se nos fardos de palha, com pratinhos com tiras de frango grelhado ao colo, a alimentar uma cadelinha muito assustadiça que por lá andava. Naquele dia, até ela teve direito a banquete!


Foi uma manhã muito bem passada, literalmente a deitar mãos à massa, e a plantarmos as nossas próprias melancias, que iremos colher daqui a dois meses. Obrigada LIDL pela excelente experiência.


Sem comentários: