#62 Solidariedade | Seixal - Terena em bicicleta pela segunda vez!




No ano passado, participámos pela primeira vez no passeio solidário Seixal-Terena em bicicleta. Um passeio organizado por Nelson e Sérgio Rosado [os Anjos], que começaram há uns anos, a fazer este percurso, que une a terra onde residem à terra onde têm as suas raízes. São 190km, maioritariamente percorridos por estradas nacionais, e que têm vindo a atrair cada vez um maior numero de amantes das duas rodas


Este passeio não requer inscrição, e aos participantes apenas é pedido que estejam no ponto de encontro, no Seixal, um pouco antes das 8h, hora marcada para a partida, e que levem bens alimentares para doar. São estas doações e as provenientes da ajuda de algumas marcas que se aliaram a este projecto, que o Seixal-Terena distribui a 4 IPSS em vários pontos por onde passa este passeio: no Seixal, [Cooperativa pelo Sonho é que vamos, com a qual tenho tanta ligação], em Montemor, em Évora, e por último em Terena.

E se no ano passado os números, quer de participantes quer de bens distribuídos, aumentaram significativamente, este ano ainda não saíram os números oficiais, mas pelo que vi, certamente ainda foi possível superar os do ano passado!



Do ponto de vista de carro de apoio, este ano, gostei muito mais! A grande diferença, para mim, é que houve um fabuloso apoio prestado pela GNR. Os comandos de Setúbal e Évora, disponibilizaram apoio a este passeio, e não se pouparam a esforços! Batedores de mota desde o início até ao fim, sempre super atentos, a controlar o trânsito e a apoiar os ciclistas, que zelaram sem sombra de dúvidas pela maior segurança que se viveu.



Logicamente há sempre participantes com comportamentos menos responsáveis, e infelizmente não posso dizer que não os vi, mas isso é coisa que haverá sempre. Para mim, é muito mais de lamentar, o comportamento de alguns dos condutores dos carros de apoio, que incorrem em manobras perigosas, em ultrapassagens desnecessárias e em excesso de velocidade apenas para poderem ser o primeiro carro a seguir ao pelotão! Mas mais uma vez... aí, falamos de civismo!






O que importa sublinhar, é que esta iniciativa é realmente uma forma fabulosa de aliar o desporto à solidariedade. O espírito que se vive durante o passeio é extraordinário, há interajuda, preocupação com o próximo e muita diversão, que na minha forma de ver, é a base! 




Rui Sousa, uma das grandes  figuras do ciclismo Nacional, abdicou de participar em provas oficiais como profissional, para estar presente no Seixal Terena! Um ídolo para quem gosta de ciclismo, com que gostámos imenso de conversar!"




Parabéns Nelson e Sérgio por conseguirem movimentar um tão grande número de pessoas, por conseguirem usar o vosso mediatismo para acções tão válidas! Estamos sempre convosco!


Venha o Seixal Terena 2017, e nós estaremos lá! E se possível, ainda com maior numero de acompanhantes! Quanto mais formos, melhor!


Sem comentários: