Sabem o que devem comer para combater as constipações? [Eu estou fartinha de estar constipada!]

[Imagem daqui]

Ando constipada há que tempos! Acho que há quase 1 mês! Comecei de forma ligeira, gradualmente foram aparecendo mais sintomas, e a meio da semana passada fiquei muito pior! Desde o nariz completamente entupido, com os ouvidos também totalmente tapados durante praticamente todo o dia, uma tosse terrível e uma dor de cabeça permanente, na 3.ª feira lá acabei por me render ao antibiótico. Hoje já me começo a sentir melhor, mas confesso que estou fartinha deste tempo de Primavera invernosa!


Sei que há muito quem ande assim, uns por pura constipação, outros por alergia, porque na verdade, apesar do tempo não demonstrar, a Primavera já chegou! Ontem li um artigo que indica seis alimentos altamente poderosos para tratar uma constipação. Confesso que não fiquei maravilhada, mas ainda assim, se andam aflitos, talvez valha a pena experimentar!

O primeiro é o alho!  Diz-se que é capaz de livrar o organismo de determinadas toxinas comuns durante as constipações. Na verdade, diz a sabedoria popular, que um dente de alho logo pela manhã, faz bem à saúde! [Blhac!!]

[Imagem daqui]

O salmão, por ser rico em vitamina D, é outro dos alimentos essenciais nos dias cinzentos e sem sol. Não fazem a distinção sobre a forma de o cozinhar, ou não, e quanto a mim tanto me faz! Salmão é sempre bom!

[Imagem daqui]


Também capaz de ajudar a prevenir e a curar uma constipação são os vegetais de folha verde, excelentes fontes antioxidantes – o que ajuda a limpar o organismo e a prevenir possíveis inflamações.
[Imagem daqui]

A canja de galinha é também um dos segredos alimentares na luta contra as constipações. Aliás, todos nós sabemos qual é o segredo das nossos avós para curar uma constipação!

[Imagem daqui]

A fruta, particularmente os citrinos e os frutos vermelhos, devido aos elevados níveis de vitamina C e antioxidantes, são muito importantes para a protecção do organismo contra agressões externas.

[Imagem daqui]

Por fim,  as ostras são também um alimento anti-constipações pois têm elevados níveis de zinco e reforçam o organismo.

[Imagem daqui]

Com excepção do alho, e não sendo canja uma das minhas sopas preferidas [precisamente porque para mim é sopa de doente!], não me importava de fazer uma dieta anti constipações por uns dias! Será que resulta?

[E apesar de hoje ser dia 1 de Abril, nada disto é mentira!!]

1 comentário:

Maria Tomás disse...

O salmão não é assim tão saudável. É produzido em viveiro e está cheio de químicos que só fazem mal. Devias ter visto a reportagem que passou na televisão. É de arrepiar. Cá em casa salmão de viveiro nunca mais.
E quanto às constipações, com uma mãe da área da saúde, andas à procura de mézinhas?