Dia Mundial da Saúde! Nós já treinámos, e mantemos as refeições saudáveis! E vocês?

[Imagem daqui]

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Saúde. Promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Saúde está este ano centrado na diabetes. Entre outros objectivos, será lançado o primeiro relatório mundial sobre a doença, que irá "descrever o peso e as consequências da diabetes e defender a existência de sistemas de saúde mais sólidos, que assegurem uma melhor vigilância, prevenção e uma gestão mais efectiva da diabetes".

Por aqui, não temos diabetes, mas temos sempre presente a preocupação com a nossa saúde física e mental!

Hoje, desafio-vos a terem cuidado extra com o que comem, como forma de assinalar ao vosso corpo, o dia que hoje comemoramos! Podem por exemplo cozinhar um jantar mais saudável! Podem seguir esta sugestão, ou em alternativa esta sugestão, ou se forem desportistas, escolher uma das opções deste plano alimentar.

Nós por cá, fomos treinar à hora de almoço, e fizemos um almoço saudável mas suficientemente consistente para recuperar! Hoje, depois do aquecimento de 6 minutos a correr, tivemos Tabata! Já ouviram falar?


Constituído por 7-8 séries de 20 segundos a 170% VO2 máx., intercaladas com intervalos de descanso activo de 10 seg. 

1. Vinte (20) segundos à máxima intensidade que aguentar. O número máximo de repetições possíveis;
2. Dez (10) segundos de descanso activo, como pedalar a 50% da capacidade aeróbia;
3. Repetir mais sete vezes.


Um dos motivos que damos a nós próprios para não fazer exercício físico é tempo. Com Tabata, podemos obter mais resultados em menos tempo. Tabata é um treino de alta intensidade e um dos benefícios deste tipo de treino, é aumentar o nosso metabolismo e frequência cardíaca em poucos segundos, queimando gordura de forma muito eficaz. Estando a realizar estes exercícios com alta intensidade, o nosso corpo terá que trabalhar muito mais, para o manter. Isto obrigará o coração a bombar mais rápido [e mais sangue] e o metabolismo subirá, que é o nosso objectivo quando desejamos queimar gordura. O nosso metabolismo ficará elevado não só durante a sessão, mas também após (efeito pós-exercício – queimamos calorias mesmo quando já não estamos a treinar).

Por isso, hoje tivemos um treino de alta intensidade, que nos deixou de rastos! Amanhã já sei que não me mexo com dores!


Não é a primeira vez que estou a treinar com acompanhamento com Personal Trainer, mas sinto que é a primeira vez que o faço com verdadeiro empenho! Desta vez quero mesmo ver resultados, e o Pedro prometeu-me que os vou ver mais depressa do que imagino. [Deve ser por isso que me tem dado estas "tareias"]

[Explicação técnica sobre Treino Tabata adaptada daqui]

Sem comentários: