Amazonia Live! Mais uma novidade para o Rock in Rio 2016


Já falei por aqui várias vezes do Rock in Rio, e quem me conhece pessoalmente, sabe que ando em pulgas para que chegue o primeiro dia! Para além de grande fã do evento desde o inicio, anda-me mesmo a apetecer espairecer a cabeça num sitio como a Cidade Rock! Deixar as crianças entregues aos avós, mesmo que por breves horas, e fazer programas que fazia antes de ser mãe e que desde então foram completamente passados para segundo plano!

Na passada quarta feira, foi apresentado em Lisboa o projecto Amazonia Live – o primeiro projecto social do Rock in Rio de âmbito global. Ao lado de Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio, estiveram as embaixadoras Rita Pereira, Cláudia Vieira, e Vanessa Oliveira, que falaram sobre o seu envolvimento na causa e das suas preocupações para com o ambiente. [Eu sei que é deformação profissional, mas confesso que fiquei entusiasmada com a causa!]



As alterações climáticas e ao impacte ambiental que a floresta amazónica tem em todo o mundo são uma realidade que temos que enfrentar de uma vez por todas, e as três personalidades abraçaram esta causa e vão, também elas, contribuir para a reflorestação da Amazónia, desafiando pelo caminho outras figuras públicas, amigos, familiares e fãs a juntarem-se a si na angariação de árvores a plantar. 

Esta acção pretende sensibilizar os Portugueses para que cada um seja agente activo, através das redes sociais, no combate às alterações climáticas através da sua própria mudança de comportamento. Já foram conhecidos os primeiros nomes desafiados pelas embaixadoras, entre eles estão João Manzarra, Diogo Morgado, Fernanda Serrano e Sílvia Alberto. Estas personalidades vão receber, como acto simbólico, uma planta que deverão cuidar até ao momento em que for plantada.


Através do Amazonia Live, o Rock in Rio vai plantar 1 milhão de árvores na Amazónia. O Banco Mundial já reconheceu a importância global deste projecto e doou mais 1 milhão de árvores, e 100.000 árvores foram igualmente doadas por uma universidade brasileira que se associou ao projecto aquando do seu lançamento no Brasil, na semana passada. Ao dia de hoje, já foram alcançadas 2 milhões e 100 mil árvores.

O objectivo é chegar aos 3 milhões de árvores e, para tal, o Amazonia Live conta com o apoio de vários países, incluindo, claro, de todos os Portugueses! 

Neste sentido, já arrancou a campanha de doações através da plataforma ou do site . Com menos de 1€, os portugueses poderão contribuir com uma árvore, ajudando a aumentar a área reflorestada da Amazónia.

O projecto ficará ainda marcado por uma campanha publicitária protagonizada pelo actor Marcos Palmeira (alertando para a importância do consumo consciente dos recursos naturais do planeta) e por um concerto único no Rio Negro, em Manaus, dia 27 de Agosto. Neste dia, o tenor lírico Plácido Domingo, o tenor Saulo Lucas e Ivete Sangalo vão subir a um palco flutuante, criado especificamente para este espectáculo, fazendo-se acompanhar pela Orquestra Sinfónica do Brasil. O espectáculo poderá ser visto em todo o mundo, através da transmissão live streaming. [Só de imaginar a imponência que este espectáculo vai ter... fico arrepiada!]

Vamos contribuir? Se todos nós colaborarmos, já imaginaram o que pode representar para a Amazónia. Eu acredito que conseguimos deixar este mundo um pouco melhor para as gerações seguintes! E vocês?

Sem comentários: