Afternoon Tea Party ou a Hora do Chá!

[Imagem daqui]

Eu sou uma pessoa com muitas dificuldades em beber água. Normalmente, bebo água em grande quantidade mas apenas quando sinto sede, o que não é de todo o indicado. Para colmatar essa falha, comecei a ganhar o hábito de beber chá. No inverno bebo litros e litros de chá quentinho! Aquece, hidrata, e se for de um sabor que eu goste mesmo muito, bebo-o por gulodice! No Verão, descobri no ano passado as maravilhas do chá solúvel e comecei a ser consumidora.

Sabiam que o chá é a bebida mais consumida no Mundo, logo a seguir à água? E que mundialmente, bebem-se mais de 300 biliões de litros de chá por ano, o que representa cerca de 7 vezes mais do que o consumo de água mineral?

Para a hidratação, tendo uma percentagem de água de quase 100%, tanto os chás como as infusões ou tisanas são excelentes opções de bebidas para manter o corpo hidratado. Esta é, de resto, uma das recomendações do Movimento2020.

Por estas, e por outras razões, no dia 16 de Março, pelas 17h, Portugal irá juntar-se a países como Reino Unido, EUA, Austrália e Canadá para celebrar a Afternoon Tea Party – em Portugal, a “Hora do Chá”. Esta acção será acompanhada por membros do Guinness World Records, que se certificarão se o actual record – 667 pessoas a beber chá em simultâneo – será ultrapassado.

[Imagem daqui]

Em Portugal, este record será guiado pelo Movimento2020, projecto criado e gerido pela Associação Portuguesa de Dietistas, a que se juntam os seus parceiros, nomeadamente: Jumbo, Fundação Portuguesa de Cardiologia e Tec Labs – Centro de Inovação, mas também instituições como o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, o Grupo de Investigação em Actividade Física, Nutrição e Obesidade da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, a ASFE Saúde, a Câmara Municipal de Sintra, a Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro, o Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres de Quarteira, a Nuclisol Jean Piaget, a Ericeira Business Factory, o Centro Social e Paroquial de Dornelas, entre outras de norte a sul do país. Para este efeito, o Movimento2020 conta ainda com o apoio da Lipton que disponibilizou os seus chás a todos os seus parceiros. 

O Movimento2020 deixa-nos a todos um desafio: 

Partilhar nas redes sociais as fotografias do nosso chá e utilizar #horadocha, #NHWeek e #NHW2016.

A Semana “Mais Água, Menos Sal”, comemora-se pelo segundo ano consecutivo e pretende alcançar Cidadãos, Poder Central, Indústria e Profissionais de Saúde para a problemática do consumo excessivo de sal e para os elevados níveis de desidratação dos portugueses.  Esta semana nasce através da parceria com programas internacionais (o World Action on Salt and Health, Nutrition and Hydration Week promovido pela Leeds City Council) e assinala-se de 14 a 20 de  Março de 2016. É neste âmbito que surge a iniciativa da Hora do Chá.

O Movimento 2020 é um projecto da Associação Portuguesa de Dietistas, com o objectivo de promover e implementar as boas práticas no que respeita à saúde alimentar e hábitos de vida saudável. Em pleno séc. XXI, a literacia em saúde alimentar ainda escasseia na sociedade portuguesa. Muitos são os hábitos que devemos rever para inverter alguns indicadores preocupantes sobre o nosso estilo de vida. Sabendo da necessidade de implementar e promover boas práticas ligadas à sua alimentação, que contribuem para a nossa saúde e felicidade, a Associação Portuguesa de Dietistas lançou 20 desafios a todos os portugueses (Manifesto). O Movimento 2020 pretende contribuir para uma sociedade mais esclarecida e predisposta a adoptar os comportamentos que aumentarão o seu grau de felicidade. Para mais informações, consultem o site ou a página de facebook do movimento. 

1 comentário:

Xica Maria disse...

Eu adoro chá! Também bebo quase todos os dias!