Porque a vida são dois dias...

[Nas fotos, o Daniel diz para eu tirar a minha peruca porque não gosta de mim assim!]

 ... e o Carnaval são três, para nós, começou já hoje! E este ano, contra todos os ditos populares, o Carnaval vão ser 5 dias! Começa hoje, com o desfile da escola, amanhã saltamos um dia e temos uma festa mas que nada tem a ver com o tema. Domingo temos outra actividade familiar em que o Carnaval tem tudo o ver, e em que os miúdos vão mascarados, segunda feira há baile de máscaras na escola, e terça feira, vamos ao Zoo, e a máscara é opcional, pelo que vamos esperar para ver se eles ainda estão com vontade de se mascarar outra vez, ou não!



Para hoje, tudo o que nos pediram foi que vestíssemos as crianças com calças de ganga e camisola amarela. Não havia camisolas amarelas lá em casa. pelo que foi preciso comprar. E não foi fácil! Lá arranjámos umas t-shirts, o que não é o ideal pois fazia falta que as mangas também fossem amarelas, mas como sabíamos as cores do fato que vão vestir por cima da roupa, apostámos em vestir por baixo da tshirt outras camisolas com manga de cor a condizer! E lá foram eles, felizes, porque vão passear pela rua com os amigos e as professoras mascarados!

Ontem foi dia de preparar tudo o que envolve o Carnaval, experimentar os vários fatos, fazer ajustes e imaginar o que vamos fazer de maquilhagem e o que precisamos de acessórios. Para nós, um Carnaval feliz, é ter a família feliz, o que passa obviamente por fazer os miúdos felizes! Já vos tinha dito aqui, que aceitámos o desafio do LIDL para um Carnaval feliz em família, e ontem foi dia de pôr tudo em prática!


 
[Eu xou um Pirata bonjinho e vou sauvar a Pinxeja!]
 
Os miúdos experimentaram as máscaras que o LIDL nos enviou [se espreitarem no Instagram, podem ver o vídeo em que o Daniel descreve o que vai fazer à mana!], e fizemos a #receitaperfeita de Carnaval, proposta pelo Chef Hernâni Ermida, para o nosso jantar. Gostámos muito do resultado, pois para além de ser uma receita super rápida de preparar, é também económica e saudável! Desculpem a qualidade das fotografias, que não faz juz ao prato, que vos asseguro ser mesmo muito saboroso!



Crepes com Serpentinas Verdes

Para os crepes:
150g de farinha 
2 ovos
2dl de leite 
2 colheres de sopa de óleo
1 pitada de sal
Óleo para untar

Deitar a farinha para uma tigela, juntar o sal, os ovos, o óleo e depois o leite em fio mexendo até ficar uma massa lisa. Deixar repousar cerca de 10 minutos. Untar uma frigideira anti-aderente, com óleo e levar ao lume a aquecer. Mexer a massa e deitar uma colher de massa na frigideira. Tombar a frigideira de modo que fique toda coberta com a massa e levar ao lume. Quando a massa começar a descolar dos bordos da frigideira virar o crepe para que fique dourado do outro lado. Retirar da frigideira e reservar. [Confissão! Durante a semana não tenho tempo para fazer crepes... optei por fazer com wraps de compra]

Para o recheio:
500g de espinafres
250g de requeijão
2 colheres de sopa de azeite
Noz moscada
Sal e pimenta-preta moída na altura
Manteiga para untar
100g de queijo ralado para polvilhar

Para o molho bechamel:
5 dl de leite quente
40g de margarina
40g de farinha
Noz-moscada
Sal e pimenta q.b.

Levar ao lume um tacho com o azeite e deixar aquecer. Juntar os espinafres, mexer até perderem o volume e deixar cozinhar até que toda a água evapore. Retirar do lume. Juntar o requeijão esmagado, temperar com sal, pimenta preta e noz-moscada. Misture tudo. Untar um prato de forno com manteiga, dividir a mistura dos espinafres pelos crepes, enrolar, dobrar as pontas e colocar no prato. Entretanto ligar o forno a 200º. [A receita original é esta, mas eu juntei aos espinafres uns cogumelos portobelo e ficou muito bom!]

Preparar o bechamel do seguinte modo[eu fiz na bimby]: Levar ao lume um tacho com a margarina, deixar derreter, juntar a farinha e mexer bem sem tirar o tacho do lume, depois juntar o leite aos poucos, mexendo sempre até ficar um creme liso. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada. Mexer bem e deitar por cima dos crepes. 

Espalhar o queijo ralado por cima e levar ao forno até ficarem dourados! 

Servir com acompanhamento a gosto! Nós comemos com arroz de coentros e estava uma delícia!!
 

E vocês? Já entraram no espírito Carnavalesco? Deixo-vos um desafio! Enviem-me por email fotografias do espírito de Carnaval das vossas famílias, e na próxima semana publico um post com os vossos contributos! Bom Carnaval!!

Sem comentários: