#3 Restaurantes ! The Smokery

Já todos ouviram falar em processos de defumar comida. Carnes, na sua maioria, mas também peixes, ou até legumes. Coisa estranha para os dias que correm, e pouco utilizada na cozinha convencional do século XXI, mas que [acreditem!] pode trazer verdadeiras novidades ao nosso palato! Tenho um amigo que é Chef de cozinha. Até ao dia em que ele comprou uma máquina para defumar, e a publicou no seu Instagram, eu nunca tinha pensado neste assunto, e este termo estava apenas associado a uma técnica de conservação utilizada há muitos e muitos anos atrás!

No início deste mês, a convite do Zomato, descobri que há muito mais a dizer [e a comer] sobre alimentação defumada. Numa noite fria, a meio da semana, aceitei o convite para um Foodie Meetup. O ponto de encontro era no Saldanha, e o restaurante chamava-se The Smokery. Depois de um dia de trabalho, passei a Ponte, e entrei no trânsito Lisboeta. Cheguei uns 10 minutos atrasada, e já tinha os anfitriões e alguns dos convidados à espera. Feitas as apresentações, passámos às mesas que nos estavam reservadas, e começaram as explicações sobre a ementa que nos ia ser apresentada. Confesso que, estava curiosa! Ficámos a saber que ali, se servem carnes [frango, vaca e porco] e salmão fumado. Mas atenção! Nem pensem no salmão fumado de compra! Este é completamente diferente e garantidamente melhor. O Smokery oferece uma experiência ímpar no que respeita a fumados, no pão ou no prato, com saladas e batatas fritas e nove molhos caseiros. [Fiquei particulamente fã do ketchup de caril e do sweet chilli.]


Começámos com uma sopa de legumes fumados, que foi para mim a estrela da noite. Se carnes e peixes fumados podem surpreender, acreditem, legumes ainda o fazem com mais requinte! Sou fã de sabores exóticos e fortes, e esta sopa aconchegou-me a alma!


Passámos depois para os mini hambúrgueres, porque se a ideia era que experimentássemos vários, seria melhor não nos colocarem os tamanhos normais à frente, certo? Começámos por salmão em bolo do caco de alfarroba. Sou fã incondicional de salmão, seja cru ou cozinhado e servido de que maneira for, por isso, este foi logo eleito o meu favorito! Seguiram-se dois hambúrgueres de carne, vaca e porco, que estavam excelentes! Suculentos, bem acompanhados, e sempre com aquele sabor comum do fumado, que prolonga o prazer de comer e nos deixa inebriados! Terminámos a refeição, já bastante aconchegados, como podem imaginar, com umas asas de frango. Não era de todo o prato que mais me cativava, mas peguei numa, mesmo só para provar, e percebi que em boa hora o fiz! Crocantes, saborosas e suculentas... diferentes de qualquer outra asa de frango que já tinha provado! Uma delícia! Não resisti e comi duas!


Terminámos com uma mousse de requeijão com doce de abóbora, o que para o meu gosto pessoal, foi fechar com chave de ouro! Sou doida pro requeijão com doce de abóbora, e acho sempre que uma boa refeição merece uma boa sobremesa, e esta, sem dúvida que valeu a pena! [Tão mas tão boa, que me esqueci de a fotografar!]

Outra das coisas que mais me cativou, foi o facto de estarmos em pleno centro comercial. Não sou particularmente fã de centros comerciais, em especial para comer, mas todos sabemos que de vez em quando lá tem que ser, e a verdade é que a oferta é na sua maioria limitada a mais do mesmo, e acabamos a comer porcarias. Aqui, temos uma alternativa! Parabéns "The Smokery"! Conseguiram surpreender-me pela positiva, e vou de certeza voltar!

The Smokery Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Sem comentários: