Já ouviram falar no Color Add? O Rock in Rio já o adoptou!

Muito vos tenho falado do Rock in Rio, mas ainda não vos tinha contado uma das coisas que mais me fascinou sobre a edição deste ano! Chama-se Color Add. Já ouviram falar?



Nesta edição, o Rock in Rio-Lisboa vai torna-se no primeiro evento, do seu sector, a adoptar o código de cores ColorADD. Sabem o que é? Eu já tinha ouvido falar, e já tinha lido sobre este código algures na comunicação social, mas não o conhecia em detalhe. Trata-se de um sistema universal de identificação de cores que permite, a pessoas com daltonismo, a identificação das cores através de símbolos gráficos universais. Digam lá que não é espectacular!


Esta iniciativa insere-se na política de acessibilidade do evento, dando seguimento a outras medidas já fomentadas em edições anteriores como a facilidade de acesso a pessoas com mobilidade reduzida. 

Este código, desenvolvido com base nas três cores primárias, representadas através de símbolos gráficos, foi desenvolvido pelo designer Miguel Neiva e assenta num processo de associação lógica que permite ao daltónico, através do conceito de adição das cores, relacionar os símbolos e identificar facilmente toda a paleta de cores. O Branco e o Preto surgem para orientar as cores para as tonalidades claras e escuras.

De modo a garantir a plena integração do público no Rock in Rio-Lisboa, dentro ou fora do recinto, o sistema ColorADD vai estar patente, não só, nos bilhetes diários (para que os fãs possam associar cada dia de evento à respetiva cor) como, também, nas pulseiras de acesso à área VIP, pulseiras que atestam a maioridade e sinalética associada à separação do lixo.

Bravo Rock in Rio! Uma iniciativa de louvar, que espero que rapidamente se generalize no mercado e seja adoptada por mais marcas!

Sem comentários: