Conhecem o Lucas?

Já passou quase 1 ano, desde a estreia na RTP 2 [Programa Zig Zag], da Série de Desenhos Animados “Histórias do Lucas”. Esta série de animação, de concepção e desenvolvimento Português, constitui um veículo de informação e entretenimento para um público infantil, na faixa etária entre os três e os oito anos, que pretende abordar a temática dos Direitos das Crianças e da cidadania. Para além dos Direitos das Crianças, a série “Histórias do Lucas” aborda temas como a cidadania, as questões sociais e culturais, entre outros – sempre ligados ao universo das crianças - tendo como inspiração a Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Em cada episódio as personagens da série dão a conhecer estes temas sempre num tom divertido. 

A grande mais valia, é que esta série aborda temas muito importantes com recurso à técnica de animação o que cria uma relação de identificação, familiaridade e afectividade, entre as crianças e os personagens, permitindo mais facilmente cativar a sua atenção para o conteúdo da mensagem. Tanto no genérico inicial como na música final, que resume a história de cada episódio, são inseridas as letras das músicas para uma melhor percepção do conteúdo o que permite às crianças interagir, cantando em coro com o Lucas.

No seu dia-a-dia, as crianças passam, grande parte do seu tempo, em frente à televisão ou ao computador. Nós pais tentamos que este tempo não seja em demasia, e ao mesmo tempo, devemos também tentar que seja canalizado para programas que lhes tragam aprendizagens válidas. Aproveitar este tempo, para a observação e de assimilação de valores sociais, culturais e de estilos de vida é obviamente vantajoso. 

Mas afinal, quem é o Lucas? O Lucas é um menino “cool”, esperto, simpático e com sentido de humor. Sabe muitas coisas, mas, por vezes, também aprende muito com os amigos. Tem uma inocência esperta, no sentido em que dá a volta às coisas. Gosta imenso de comunicar e é super extrovertido. É Fã de rap. A Violeta é a amiga do Lucas. Parece insegura, mas é mais forte do que aparenta. É uma defensora da igualdade, para a Violeta não há coisas de meninos e coisas de meninas, há coisas que conseguimos ou não conseguimos fazer. De sorriso fácil esta menina é altamente perspicaz e inteligente. O melhor amigo do Lucas é o Vasco. Um pouco desconfiado, mas junta-se sempre às brincadeiras. Nasceu em Cabo Verde, fala crioulo e gosta de ouvir e dançar funaná, ritmo musical com influências africanas. É curioso e gosta de estar e brincar com os amigos. O Cometa é cão do Lucas. É um sonhador, está sempre com a cabeça e as orelhas na lua. Sempre pronto a entrar em novas aventuras. É rápido, irrequieto e enérgico.


Face ao sucesso da primeira série, os episódios da segunda série das Histórias do Lucas já chegaram e estão em exibição na RTP 1, RTP 2, RTP África e RTP Internacional. A nova temporada apresenta optimizações e traz-nos 25 novos episódios, todos eles dedicados aos direitos da criança e às temáticas relativas à educação cívica infantil. Estes novos episódios trazem novas histórias e com eles novos direitos. Respeito pela privacidade, igualdade de géneros, protecção contra o consumo ilícito de drogas, opinião às questões que lhes digam respeito e bom desenvolvimento emocional, são alguns dos direitos abordados nesta nova temporada.

Os direitos de: acesso à educação, à brincadeira e ao bom desenvolvimento físico são reforçados, sendo apresentados sob uma nova perspectiva. A repetição é intencional, porque um direito tem interpretações múltiplas conforme as situações e os contextos em que as crianças são e estão inseridas. A série já soma 60 episódios que podem ser vistos pelas crianças, mas funcionam igualmente como ferramenta pedagógica para pais, professores e educadores.  

2 comentários:

Ana Carina Batista disse...

Sara dá todos os dias ou só aos fins de semana? Qual o horário?
Obrigada pela partilha :)

Sara Branco disse...

Olá Ana! Pelo que vi, dá na RTP1 e na RTP2 aos sábados e 3.ªs feiras!
Próximas Emissões
20 FEV 2016 RTP1 06:30
22 FEV 2016 RTP2 16:00
Eu deixo a gravar! :)