Sobre os Reis!

Assinala-se amanhã o Dia de Reis! Dia associado ao bolo-rei e às Janeiras, põe fim às festividades de Natal e Ano Novo. 


"Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia no tempo do rei Herodes, vieram do oriente uns magos a Jerusalém, perguntando: Onde está aquele que nasceu Rei dos Judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo"
Evangelho de S. Mateus (capítulo II)

O dia que amanhã se assinala terá origem bíblica, e tem mais representação do que o Natal para os cristãos ortodoxos. Assinala a visita de "reis magos" a Jesus, que lhe levam presentes [algumas famílias Espanholas mantêm a tradição de trocar presentes neste dia], e assinala ainda o fim das janeiras, os cantares tradicionais da época.

Um pouco por todo o país, e como também já é tradição, grupos de cantares estarão a "cantar as janeiras", uma acção que em alguns locais ainda implica uma recompensa em troca!

Neste dia, tradicionalmente, come-se Bolo Rei. Até à poucos anos atrás, o Bolo Rei tinha dentro dele uma fava e um brinde de metal, mas o risco de poder ser inadvertidamente engolido acabou com a tradição. A bíblia não faz referência a "reis" mas a magos e também não diz quem eram, mas o tempo encarregou-se de afiançar que eram Belchior, Gaspar e Baltazar, que nalgumas culturas têm a mesma representatividade do que o "Pai Natal", sendo as renas substituídas pelos camelos, nos quais os tais magos, diz a tradição, iriam montados. Em alguns locais de Espanha deixam-se sapatos na janela durante a noite com erva para alimentar os camelos dos reis, um gesto premiado com doces no amanhecer de hoje. 

Por aqui, em Palmela, cumpre-se a tradição e a população sai à rua para assinalar a Noite de Reis e saudar o novo ano. O desfile dos grupos corais que animam a iniciativa inicia-se às 21h00, nos Paços do Concelho, e percorre o Centro Histórico, com paragem junto a vários espaços da vila, para cantar as Janeiras, envolvendo a comunidade local. O programa termina no Largo de S. João, com a atuação final e um momento de convívio, com partilha do bolo rei pela população e uma grande fogueira comunitária.

Sem comentários: