Compota de Pimentos Padrón

[Créditos da foto: http://blacksheepx21.blogspot.pt/2015/06/a-festa-das-cores-os-pimentos.html]

Adoro pimentos padrón! Simples, salteados em azeite e sal. Só assim. Costumo comprar e fazer com alguma frequência. Na semana passada, resolvi pegar num saco de pimentos padrón que tinham vindo no Cabaz Natura, e inventar!

Decidi-me por um clássico, que adoro fazer, embora normalmente faça com pimentos normais: pimentos recheados. Fiz uma pasta de atum com maionese, abri os pimentos ao meio, limpei-os e recheei-os com a pasta. Levei ao forno a 180ºC durante uns 10 minutos e servi com salada. 

Se o primeiro nos custou a engolir, os seguintes já foram mais simples, pois o paladar adaptou-se. Mas estes pimentos eram realmente muito mais picantes do que os que normalmente compramos. 

Guardámos os restantes [imensos ainda!], e ficaram na gaveta do frigorífico à espera de coragem para os voltar a cozinhar! Ontem, tivemos uns amigos lá em casa a jantar, e resolvemos saltear alguns. A técnica utilizada foi a de sempre, saltear numa frigideira anti-aderente, em azeite e sal, em lume médio, até que fiquem com um ar mole e quase a começar a desfazer. Depois basta retirá-los para um prato e deixar arrefecer o suficiente para se deixarem comer. Normalmente, como-os à mão, pegando pelo pé.

Demorámos uns minutos até decidir quem tinha coragem de começar a prová-los. Foi um dos nossos amigos, e a cara dele mudou de feições. Devo dizer-vos que o primeiro que comi, mais verdinho, era bastante picante mas comestível. Já o segundo, mais vermelho, foi de bradar aos céus! Tossi, fiquei com lágrimas nos olhos e com uma sensação de azia terrível que se fez sentir durante uma boa meia hora! Fui a única a comer dois. Todos os outros se limitaram a ficar pelo primeiro, e por isso, o resto dos pimentos já cozinhados, foram para o lixo.

Hoje comentava no escritório, que o mais certo era deitar fora o resto dos pimentos que ainda tenho no frigorífico, porque não ia tentar novamente comê-los paravoltar a ficar aflita como fiquei! Mas, como não gosto de estragar comida, não estava conformada, e decidi fazer umas pesquisas. Encontrei uma solução que me satisfez! Este fim de semana vou experimentar! Em breve dou notícias!

Compota de Pimentos Padrón

Ingredientes
300gr de pimentos padrón vermelhos
200gr de açúcar
sumo de 1/2 limão

Preparação
Lave os pimentos, tire as sementes e as fibras brancas. Triture até ficar reduzido a uma massa e junte uma colher de sopa de açúcar e o sumo de limão. Leve ao lume e assim que levantar fervura junte o restante açúcar. Quando levantar de novo fervura passe para lume brando e deixe cozinhar até ficar com aspecto de geleia, cerca de 10-15 minutos. Verta para frascos esterilizado. Guarde em local fresco e seco.

1 comentário:

Amoreira em Flor disse...

nós conhecemos como "dedo de moça", a geleia é otima para comer com torradas e queijo, experimente vc vai gostar