Sobre o #Instafood

Não é novidade que eu estava mortinha por fazer este workshop! A novidade, é contar-vos o que achei, o que por lá fiz, falar-vos sobre as pessoas que conheci, e sobre a manhã que passei!


Vamos por partes! Mas afinal, o que é #instafood? Para quem está habituado aos meios digitais, não é difícil perceber que será algo que pretende fazer a junção de comida com fotografia, que é o "assunto" do instagram. Será fotografia de comida? Sim! É isso! Só que, numa vertente especial. Instafood pretende captar a essência da fotografia de comida, de uma forma visualmente apetecível, e imediata. Com recurso apenas ao telemóvel, captamos a imagem, do melhor ângulo, no melhor enquadramento, com a melhor luz, editamos se necessário, e publicamos! Tudo muito rápido, sem perder tempo, pois é disso que se trata no Instagram, coisas "instantâneas"!

Deste workshop, conhecia virtualmente a Samanta, que já seguia há algum tempo no Instagram, e a Raquel, que comecei a seguir há pouco tempo. Ambas têm contas de instagram recheadas de coisas bonitas!

Mas perguntam vocês, porque raio é que me interessaria por fotografar comida? Gosto imenso de cozinhar! Não é um gosto recente, é uma coisa que sempre gostei de fazer. Gosto de inventar e experimentar coisas novas e de as documentar. Não é por acaso que este blog tem um separador de culinária! Só que, apesar de até fotografar frequentemente o que cozinho, acho sempre que as fotografias ficam muito más! E isso chateia-me! Por isso, a partir do primeiro momento em que descobri este workshop, que fiquei cheia de vontade de o fazer!

Sábado, cheguei ao Hoffice, no Parque das Nações, e encontrei um ambiente descontraído, pessoas descontraídas e simpáticas e coisas lindas em cima das mesas! Uma verdadeira explosão de cores, entre loiça e acessórios, legumes e frutas da Horta do Bairro, queijos da Montiqueijo, a já tão nossa conhecida Bakenola, e os pães de comer e chorar por mais da Quinoa. [Não contem a ninguém, mas o meu sonho era ter semanalmente um avio que juntasse produtos destas 4 marcas! Tenho a certeza que comia muito melhor!]


Depois da apresentação teórica, em que a Samanta nos passou os conceitos básicos, passámos à acção! Criámos cenários, testámos combinações, luminosidades, enquadramentos, fundos. Confeccionamos alguns pratos simples mas bonitos e fotografámos, editámos, publicámos! O resultado foi giríssimo, e temos tido fotografias lindíssimas publicadas! 


Eu própria me surpreendi com o que consegui fazer, com o meu iPhone 5 velhinho e de écran estalado! Tirei fotografias que conseguem atingir um patamar muito mais elevado do que alguma vez imaginei! Tenho passado algum tempo a passar as fotografias para trás e para a frente, e encontro sempre um detalhe que me surpreende! Fiquei mesmo contente com o que aprendi!

Por isso, se gostam de partilhar o que cozinham e comem, deixo-vos a sugestão! Fiquem atenta(o)s às novas datas para o workshop, porque vão gostar muito de o fazer! Se quiserem inspirar-se, procurem no instagram o hashtag #workshopinstafood onde vão poder ver as fotografias que têm sido publicadas, quer desta 6.ª edição, quer das anteriores. Aviso já, se o fizerem, façam-no depois de comer! Caso contrário vão ficar com muita fome!


Ah! E claro que, a juntar a tudo o que aprendi, ainda conheci pessoas super interessantes, algumas que também escrevem blogs muito giros, e que comecei a seguir! A verdade é que o mundo virtual continua a dar cartas, e a trazer-me boas experiências!

[Se são da margem sul e gostavam de participar neste workshop, numa edição deste lado do Tejo, digam coisas!]

Sem comentários: