Sobre as decorações de Natal, e o "arrumar" o Natal hoje mesmo!

Hoje é dia de "Encaixotar o Natal"! Dia de Reis, para nós, significa tirar todas as decorações de Natal, deitar fora as velas queimadas, desmontar a árvore de Natal e tirar a coroa da porta. Confesso que não sou nada fã desta actividade, prefiro o dia em que montamos tudo, mas lá tem que ser! Por isso hoje à noite, vamos deitar mãos ao trabalho e voltar a pôr a casa em "modo normal"!


Este ano, tínhamos decidido voltar a fazer uma árvore de Natal em rede. Já o fizemos várias vezes,  e fica super diferente. Mas à ultima hora acabámos por decidir voltar a montar a nossa árvore artificial, que já não saía da arrecadação há uns anos, e dar-lhe uso! Esta árvore tem anos, comprei-a numa loja que já não existe [mas que eu adorava], a Tribo, e apesar de ser um pinheiro artificial, tem uma estrutura e uma densidade que não a faz parecer um amontoado de escovilhões de lavar biberons! Gosto dela! [Descobri com isto que não tirei uma foto decente à árvore inteira, mas ainda vou tirar, e amanhã acrescento-a a este post!]. Nesta foto, podem ver os presépios de pendurar que a Carolina e o Daniel fizeram na escola, feitos com espátulas de madeira! Dois detalhes de decoração da nossa árvore que adoro!


Este ano, para além das decorações normais, dos vários presépios, das velas, e outros adereços que costumo distribuir pela casa, resolvi fazer arranjos florais, com flores de época, apanhadas por mim, na Serra! Dia 23, deixei os miúdos na escola, e fui apanhar tudo o que precisava para o fazer!


Vim de lá de saco cheio! Apanhei ramagens de dois tipos de pinheiro, alecrim em flor, lavanda, um arbusto que não sei como se chama mas que tem umas campaínhas em cachos muito giras e ainda trouxe um pé de uma coisa parecida com azinheira, já seca, que encontrei no chão. No regresso, comprei um molho de um arbusto com umas  bolinhas que me disseram o nome mas já me esqueci, só porque queria alguma coisa com bagas para juntar e já não arranjei azevinho.

 


De tudo o que apanhei, fiz vários arranjos para casa, e ainda dei umas pernadas a uma amiga que também queria azevinho e não arranjou, para os arranjos dela!




Com os arranjos e os restantes acessórios de decoração Natalícia que já tínhamos, compusemos a nossa decoração de Natal! O presépio da Atlantis, um ex-libris que adoro, e que tem sempre lugar de destaque, já estava na sala, pois no ano passado decidi que não o ia arrumar!


Este prato lindíssimo, que já tenho há imensos anos, e que também faz sempre parte da decoração da sala, mudando apenas o que lhe coloco dentro, já tinha as pinhas, e juntei apenas uma vela no centro.


Com uns fios de esferas vermelhas e umas velas, e utilizando o ramo seco que apanhei na serra, fiz esta composição num canto do aparador da sala.  


Nesta prateleira, coloquei dois presépios, um peruano e outro em gesso, mais algumas velas, uma rena da Vileroy & Bosh que adoro, e a casinha de cartão da Momentos com Design, que me foi oferecida no evento de Natal do Barrigas de Amor e que adoro! Ainda tinha outros dois presépios em dois locais diferentes da sala, mas não tenho fotografias de nenhum deles! [Amanhã acrescento!]


Nesta taça, coloquei ramagens de um dos arbustos, e uma vela. Ainda está a uso, e não a vou tirar da decoração para já! Aliás, todos os arranjos florais que fiz com os arbustos que apanhei, estão em óptimo estado, pois não coloquei água em nenhuma das jarras, e este tipo de arbustos, quando estão sem água, duram muito mais! Vou colocá-los noutros locais mas vou deixar tudo a decorar a casa enquanto se mantiverem bonitos!


Foi assim que tratámos da nossa decoração este ano, e hoje é dia de a desfazer! Vamos voltar à casa de época normal, alterar ligeiramente a decoração, coisa que aproveitamos sempre para fazer nesta altura, e agarrar o novo ano com garra! Dia 1 de Dezembro, que este ano já volta a ser feriado, voltamos a abrir a caixa do Natal!

Sem comentários: