Para quem gosta de fotografia...

... e quer aperfeiçoar as suas capacidades e aprender coisas novas, tenho uma sugestão! Para mim, aprender nunca é demais. Já diziam os antigos que "o saber não ocupa lugar" e sempre fui apologista disso! E se profissionalmente muitas vezes temos que aprender coisas de que nem gostamos muito, nos tempos livres podemos escolher aprender sobre temas que nos agradem! É o caso da fotografia! [Pelo menos para mim!]. Adoro tirar fotografias, e esse gosto tem vindo a crescer cada vez mais desde que fui mãe. Adorava aprender mais, para poder tirar mais e melhores fotografias aos meus filhos e ao que me rodeia. Felizmente, o mundo à nossa volta está cheio de coisas bonitas, que nos inspiram, e que merecem fotografar!


A pensar nisso, o Estúdio Little People Big Smile, em Aires [Palmela/Setúbal], vai promover um Curso de Iniciação à Fotografia. Este curso destina-se a todos as pessoas que queiram desenvolver as suas capacidades a um nível básico na área da fotografia e na pós-produção, e que queiram conhecer melhor a sua máquina.

O curso vai decorrer em Fevereiro, dias 6 e 13 de Fevereiro, das 10:00 às 19:00, com interrupção para almoço entre as 13:00 e as 15:00, tendo no total uma duração de 24 Horas. Estão incluídas refeições ( brunch da manhã/tarde e almoço). As aulas são ministradas no estúdio, excepto durante os exercícios técnicos que poderão ocorrer exterior. O valor do curso é de 90€ e os participantes deverão pagar 75% do total no acto da inscrição. Os restantes 25 % deverão ser pagos no primeiro dia de aulas. Caso desistam até 30 dias antes do início do curso, a restituição do valor é de 100 %; até 15 dias antes apenas se restituem 50 %; findo este prazo não haverá restituição do montante entregue. 

Podem participar todas as pessoas interessadas em fotografia, que deverão possuir câmara fotográfica analógica SLR ou Digital SLR de preferência. Câmaras BRIGE e compactas não permitem o mesmo controlo de uma DSLR mas não excluímos pessoas, o participante deverá de ter em conta que com uma maquina de menor capacidade não vai poder fazer algumas coisas.

O curso será ministrado por José Gonçalves fotógrafo profissional com vários anos de experiência no ramo, e Olga Moura Alves, fotógrafa profissional com especialidade em fotografia de família e recém-nascidos desde 2012.

Pretende-se com este curso que os formandos aprendam as várias técnicas fotográficas que lhes permitam controlar a sua máquina assim como tratar da pós-produção das suas imagens.

Conteúdos Programáticos 

Módulo I – Fotografia:

Câmaras fotográficas, vários tipos de formatos: TLR, SLR, Telémetro ou Visor Directo, Médio e Grande Formato;
Fotometria: O Triângulo da Exposição: Sensibilidade / Velocidade Obturação;
Flash: N.º de guia, Flash Rebatido, Flash de Enchimento (FILL-IN-FLASH), Programas do Flash;
Filtros Fotográficos: Skylight, UV, Polarizador e de Densidade Neutra.
Filtros Compensação de cor e Correcção de cor.
Composição: Regra dos terços, linhas, estética visual.
Exercício Prático

Módulo II – Imagem Digital:

Profundidade de cor na imagem digital: 8, 16, 32 Bits;
Formatos de ficheiros Digitais: 
     JPEG, JPEG 2000, BMP, GIF, TIFF, PSD, RAW, DNG PDF e HDR.
    Conversão de RAW para DNG vantagens e desvantagens.
Lightroom:
    Importação de imagens.
    Módulos do Lightroom.
a) Biblioteca.
b) Palavras-chave
c) Pontuação, classificação, Cores e Bandeiras
Pós-Produção no Lightroom.
Pós-Produção no Lightroom e exportação para o Photoshop para ajustes mais elaborados não possíveis com o Lightroom.
Exportação das imagens: Para Correio electrónico, Impressão, Gravação em CD / DVD.

Se gostam de fotografia e querem aprender um pouco mais sobre o tema e aprofundar a vossa técnica, aproveitem!

Sem comentários: