#2 Restaurantes | O melhor jantar de sushi de sempre!


Se procuram um sítio para comer bom sushi, leiam este post do princípio ao fim! Sou doida por sushi! Até aqui, nada de novo! Se da primeira vez que comi, no primeiro Aya que houve em Carnaxide, odiei, com o passar do tempo, fui aperfeiçoando o paladar, e hoje em dia atrevo-me a dizer que podia comer sushi todos os dias e não enjoava! Pois faz precisamente uma semana, que tive o melhor jantar de sushi da minha vida!

Paulo Morais dispensa apresentações. Foi dos primeiros chefes em Portugal a dedicar-se ao sushi e aprendeu à “maneira japonesa”, a observar um chefe japonês, no restaurante Furusato. A tradição de um bom sushi-men dita que os aprendizes, no Japão, passam anos a fazer as limpezas e o arroz, enquanto observam os sushi-men, até que um dia, são chamados para prestar provas. O chefe, conta com mais 25 anos de carreira e vários estágios no Japão, já esteve à frente do Umai, é consultor no Tsubaki e tem o seu projecto pessoal - o School. Foi a este último, que fomos jantar!


Já andava com vontade de experimentar o School, tinha pensado ir lá jantar no dia do meu aniversário, mas como não foi possível, decidimos ir agora! No Odisseias, está a decorrer esta campanha para um jantar para dois no School que vale mesmo a pena!

Mas vamos por partes! Confesso que não sabia que o restaurante era dentro de um Centro Comercial, e logo à chegada isso deixou-me um pouco apreensiva. Normalmente os restaurantes de centro comercial são mais "comerciais" e não era isso que me apetecia para este jantar a dois em particular. Mas a verdade, é que poucos minutos depois de nos termos sentado, essa sensação desapareceu por completo. Afinal, o School não é um restaurante de Sushi normal! Pensado e organizado para ser uma Escola de Sushi e ao mesmo tempo proporcionar aos clientes um Sushi de altíssima qualidade a um preço justo, oferece um conceito único em Portugal.O espaço funciona das 10 às 22 horas e é dinamizado por uma equipa de alunos que desempenham todas as funções inerentes a um restaurante. Os clientes podem entrar, estar, observar as aulas, fazer as refeições, partilhar o dia a dia de uma escola especializada. A sala dispõe de 45 lugares sentados, com serviço de mesa, e os clientes podem ainda optar por fazer o pedido na recepção e levar para o Food Court ou encomendar e levar as boxes Take Away para casa ou para a empresa.

Fomos muito bem recebidos e ainda melhor atendidos, pela atenciosa e simpática Cristina. O espaço tem uma decoração minimalista, sóbria e agradável. Tem um balcão enorme, atrás do qual podemos ver os chef's em formação, e onde estão também as vitrines com o peixe fresco em exposição. [Fico sempre encantada com o aspecto dos lombos de salmão frescos que se vêem nestes sítios!]. Enquanto a Cristina nos explicava o funcionamento da lista, dos vários menus e nos dava as suas sugestões, fomos observando os chef's a trabalhar. Nitidamente, um deles [eram quatro] já tinha muito mais experiência do que os outros, pois notava-se mais descontração e segurança no que fazia. Os outros três, faziam tudo com um ar meticuloso, tiravam dúvidas e trocavam impressões quer uns com os outros, quer com o chefe Henrique, o Chef residente ao jantar. [Fiquei com imensa pena de não ter conhecido pessoalmente o Chef Paulo Morais]. Ficámos depois a saber que o mais experiente terminava o curso já na semana seguinte, pelo que de facto tinha que se destacar dos restantes!


Mas e o que é que experimentámos? Uma quantidade indescritível de coisas maravilhosas, com sabores muito bem combinados e texturas perfeitas! Ora vejam! [Deixa ver se consigo chamar tudo pelo nome certo!]

Começámos por uma deliciosa Sopa de Miso, quentinha e bem temperada, que nos abriu logo o apetite para o que se seguiu: a entrada da semana! Crepes de peixe com molho agridoce, uma entrada maravilhosa, e que percebemos depois, que bastava termos pedido uma para partilhar, pois cada "dose" trazia 4 crepes!


Começámos depois a entrar mais a fundo no Sushi, com um Tártaro de Salmão, servido em cama de manga que estava simplesmente delicioso! Para além da manga, tinha outras coisas nas camadas, mas nem vos sei dizer o que eram!


Logo de seguida, trouxeram-nos uma das coisas que mais gosto em termos de Sushi: Gunkans! Nunca o fiz, mas um dia hei-de ir a um restaurante de sushi e comer apenas gunkans! Aqui, o Gunkan Duo.


Depois veio uma travessa de Urumaki Spicy, com 9 peças. O interior tinha salmão, o meu preferido de sempre, e coentros, e por cima tinha os "fios" que podem ver na fotografia, que eram crocantes e picantes! Uma mistura de sabores perfeita!


De seguida foi-nos servido um Ceviche de Salmão, com cogumelos, milho e algas, também muito bem combinados. Uma opção muito fresca para quebrar a rotina de "rolos" a meio do jantar.


Mais outro dos meus favoritos. A par com o gunkan, posso dizer que o Sashimi de Salmão é a minha segunda perdição. Este em particular, braseado, estava uma delícia!


E quando eu já estava a começar a vacilar, vieram Hosomakis de diversos peixes, 8 peças. Em primeiro plano podem ver os meus preferidos, os de salmão e queijo creme.


E ainda este mix de peças que faz parte do menu de degustação, e que a Cristina achou que também faria o nosso gosto! Sendo que, apesar de eu já me estar a sentir a rebentar, ainda nos presenteou com um sashimi de um peixe que eu nem sabia que existia: Sarrajão! E se normalmente não sou grande adepta dos peixes brancos, tive que me render às evidências e aceitar que este Sashimi era uma verdadeira delícia!

Depois disto tudo, ainda conseguimos partilhar uma sobremesa, constituída por panacota de lima, gelado de sésamo preto, gelado de gengibre e um bolo de chocolate enformado cujo nome não me lembro! E mais uma vez, estavam todos deliciosos!



Imaginam como é que saímos de lá, não imaginam? Acho que nunca tinha comido tanto sushi de uma só vez, e ainda por cima de excelente qualidade! Adorei!!

Se por ser uma escola, pode haver quem fique a pensar que por terem menos experiência os suhi-men farão sushi de qualidade inferior, desenganem-se! A sensação com que fiquei foi precisamente a oposta, pois o que me pareceu, foi que eles se esforçam mais, estão super focados no que estão a fazer, e querem mesmo agradar aos clientes! Foi uma experiência que adorei, que gostava de repetir, e que vos recomendo que façam! Se gostam de sushi, aproveitem a campanha e vão até lá! Vão ver que não se vão arrepender!

School Restaurante Escola Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

1 comentário:

homem sem blogue disse...

Fiquei a salivar. Que óptimo aspecto.

homem sem blogue
homemsemblogue.blogspot.pt