Confort food para o fim de semana

Nestes dias frios de inverno, a necessidade de encontrar coisas para fazer com os miúdos em casa associa-se à necessidade de recorrer a confort food para nos sentirmos mais aconchegados. Temos tentado encontrar actividades de que eles gostem e que os façam sentir felizes, e que ao mesmo tempo tragam aprendizagem. Cozinhar é uma delas. Desde cedo que quer o Daniel quer a Carolina mostram interesse pela culinária, fazem perguntas e querem saber como se fazem os pratos que estão a comer e que ingredientes levam. Sempre lhes fomos dando a informação que pediam, e ultimamente, por pedirem para ajudar, têm efectivamente ajudado.


Esta semana, num dia em que saí mais cedo e tive tempo para os ir buscar e para fazermos as coisas com muita calma, decidi que para além do jantar, que por acaso até já estava adiantado, íamos fazer um bolo! Ajudaram a pesar os ingredientes, quiseram ser eles a comandar a bimby, e aprenderam como se partem os ovos. No final, quiseram [claro!] provar um bocadinho de massa crua, e gostaram muito do sabor! Ansiosos, espreitaram para dentro do forno várias vezes até que o bolo ficasse pronto. E claro que, depois do jantar, e porque se portaram bem e comeram tudo, tiveram direito a uma fatia de bolo!


Hoje já é 5.ª feira, o fim de semana está mesmo aí a chegar, e por isso, quando recebi a newsletter do Ananás e Hortelã, fui logo ler a receita. Encontrei uma solução para uma brincadeira gira com os miúdos este fim de semana: crocantes de chocolate e amendoim. Este fim de semana, vamos pôr as mãos na massa, e transformar um dos chocolates que eles receberam no Natal, em pequenos mimos para adoçar um momento de desejo ou acompanhar um café.

A receita e a fotografia, abaixo, foram completamente copiadas daqui! Se fizer alterações ao meu jeito, logo vos conto!

Ingredientes:
200gr de chocolate semiamargo (min50%, ideal 70%)
1 colher de chá (bem cheia) de manteiga de amendoim
2 chávenas cheias de corn flakes
1 mão cheia de amendoins torrados e sem sal


Preparação:
Colocar os corn flakes numa taça e juntar os amendoins, misturando bem. Derreter o chocolate em banho-maria, até ficar liso e brilhante, e adicionar a manteiga de amendoim no fim, misturando bem até ficar incorporada. Juntar o chocolate aos corn flakes e envolver bem com uma colher de pau, até ficarem todos cobertos de chocolate (podem esmagar ligeiramente os corn flakes, sem problema). Colocar colheradas deste preparado num tabuleiro sobre uma folha de papel vegetal antiaderente e levar ao frio até solidificarem. Embrulhar depois em película aderente ou manter fechados numa caixa ou frasco, para evitar que fiquem moles.


Nota: estes crocantes são melhores nos primeiros 2-3 dias depois de serem feitos. No verão podem manter no frio para não derreterem. Sempre bem fechados para manterem o crocante.

Sem comentários: