#49 Solidariedade | Conhecem o Banco do Bebé?

No próximo dia 5 de Dezembro celebra-se o Dia Internacional do Voluntário e o Banco do Bebé vai assinalar esta data já amanhã, dia 4, com uma campanha de preparação de Cabazes de Natal para as famílias apoiadas. 

O banco do bebé é uma instituição social, que depende na íntegra dos donativos de particulares e empresas, e apoia anualmente mais de 1.000 famílias em três áreas: apoio em bens essenciais, apoio domiciliário e apoio psicossocial. No próximo ano completará 25 anos de actividade, focada nos cuidados a bebés e crianças entre os 0 e os 6 anos e, só este ano, já distribuiu mais de 3.000 cabazes mensais.
Entre os bens essenciais encontram-se medicamentos - cerca de 600 até agora num total de 7.200€ –enxovais e alcofa de recém-nascido, fraldas, produtos de higiene e equipamentos de puericultura, mais de 23 mil artigos distribuídos que representam cerca de 253 mil euros. Números de 2015 que mostram o impacto desta associação na sociedade. A capacitação familiar e parental é cada vez mais um foco desta Associação que em 2015 acompanhou 74 famílias em domicílio e 26 em apoio psicossocial.

A par da elaboração dos cabazes, o dia será dedicado a agradecer a todos os voluntários a sua generosa colaboração ao longo do ano. Conta-se também com a presença das madrinhas e padrinhos do protejo: Bárbara Guimarães, Ana Marques, Tânia Ribas de Oliveira, o jornalista Paulo Nogueira e o actor Miguel Costa. 

Para complementar a acção de voluntariado, os participantes poderão fazer um mini atelier de costura organizado por Joana Nobre Garcia, responsável pelo projecto Rosapomposa. O almoço será baseado na partilha e terá o apoio do NOORI, mecenas da Instituição. 

Marina Arnoso, Presidente do Banco do Bebé, refere que “para nós todos os anos são especiais e, sendo Lisboa a Capital Europeia do Voluntariado de 2015, ainda mais nos motiva a dar visibilidade ao fantástico trabalho dos voluntários. Notamos que há cada vez mais pessoas despertas para a necessidade de partilhar saberes e tempo, o que nos conforta bastante dado que o número de pedidos de ajuda tem vindo a aumentar e dependemos da colaboração da sociedade civil para darmos resposta às necessidades.” 

O Banco do Bebé – Associação de Ajuda ao Recém-Nascido é uma organização sem fins lucrativos com o estatuto de IPSS que tem por missão assegurar aos recém-nascidos e suas famílias a dignidade necessária no início da sua vida. O Banco do Bebé nasceu da iniciativa de um grupo de voluntárias da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, que há mais de 20 anos decidiram criar uma instituição que desse resposta às necessidades que muitas crianças enfrentavam e enfrentam no início da sua vida. Contando hoje com cerca de 100 voluntários, o Banco do Bebé desenvolve a sua actividade à luz de protocolos de intervenção com a Maternidade Alfredo da Costa, o Hospital de Santa Maria e com o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, empenhando-se, nomeadamente, no apoio às mães durante o período de internamento, na distribuição de bens aos bebés carenciados até aos 6 anos de idade, no apoio psicossocial a famílias com bebés recém-nascidos e no apoio domiciliário a prematuros ou recém-nascidos com incapacidades detectadas à nascença ou de contextos muito vulneráveis que poderão pôr em risco o correto desenvolvimento da criança.

Sem comentários: