#23 As minhas receitas | Soufflé de peixe


Vamos começar a semana com uma receita de culinária? Segunda feira é dia de não apetecer grande coisa, mas hoje até está um dia de sol lindo, e venho inspirar-vos com uma sugestão que se faz rapidamente e fica uma delícia!

Quando era miúda, gostava pouco de comer peixe, e a minha mãe tinha que dar aso à criatividade para me fazer comê-lo. Uma coisa que recordo que ela fazia com frequência, e que eu adorava, eram souflés. Não sei porquê, mas há anos que saí de casa dos meus pais e comecei a cozinhar diariamente, mas durante anos e anos não fiz nada destas coisas. Até que me lembrei de experimentar.

Já fiz de atum, de bacalhau, e da última vez fiz de pescada. Os miúdos adoram, dizem que estão a comer nuvem de peixinho, e é uma refeição que se prepara rapidamente e que sabe lindamente!

Souflé de Peixe

Ingredientes:
2 cebolas
azeite
1 cenoura ralada
2 postas grandes de pescada
4 ovos
6 triângulos de queijo
50g margarina
350g leite
500g farinha
Limão
Sal q.b.

Preparação:
Picar a cebola finamente e alourar em azeite. [Na bimby: 5min/varoma/1]. Cozer o peixe, limpar de peles e espinhas e reservar. Ralar a cenoura, e juntar ao refogado juntamente com o peixe limpo, e adicionar 4 gemas. Misturar bem em lume mínimo durante alguns minutos [Na bimby: 2min/varoma/1]. Juntar os triângulos de queijo [usei vaca que ri, mas em alternativa podem juntar meia embalagem de qualquer queijo ralado], a margarina, o leite, a farinha e misturando à medida que se vai juntando um novo ingrediente. Manter em lume mínimo durante alguns minutos, até a mistura homogeneizar, mexendo sempre. [Na bimby: 6min/90ºC/4]. Desligar o lume e reservar. Bater as claras em castelo com umas gotas de limão e uma pitada de sal  [Na bimby: 4min/31/2]. Incorporar as claras na mistura anterior. Untar um pirex com margarina, deitar o preparado, e levar ao forno a 200º C durante cerca de 20 minutos.


Bom apetite! A vossa nuvem de peixinho fica óptima com salada de alface e tomate cereja, temperada com sal, oregãos, azeite e vinagre balsâmico. Bom apetite! E boa semana!

Sem comentários: