Mas afinal, o que é o advento? [Countdown para o Natal!]

Segundo a Wikipédia, Advento, do latim Adventus, significa chegada. É o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal, pelo que este ano, teve inicio ontem!
Este ano, pela primeira vez vamos ter um calendário de Advento lá em casa. Mais do que assinalar o verdadeiro significado destes dias, que me parece ser um tema para o qual ainda não têm entendimento, o que quero que o Daniel e a Carolina comecem a perceber, é que há um tempo que antecede o Natal, que tem alguma importância. Deste modo, começam a ter a noção de tempo, a perceber que faltam "x" dias até chegarmos ao Natal, e a ver diariamente o "caminho" a ficar mais curto. Afinal, nestas idades, é apenas disso que se trata!

Há inúmeras opções para calendários de advento, quer os de compra, quer os feitos em casa. Basta querermos, e perdermos um pouquinho de tempo a planear! Este ano já tínhamos decidido fazer um calendário de advento especial, idealizado por nós, mas entretanto tivemos uma surpresa, pois o Daniel e a Carolina receberem cada um, uma caixa calendário de advento da Lego, simplesmente maravilhosa! Todos os dias, desde que receberam o presente, perguntam quando é que podem abrir uma janela! Hoje de manhã, o Daniel perguntou se havia escola, e quando lhe disse que sim, começou a dizer que não queria ir, que queria ficar em casa comigo. Para o convencer, disse-lhe que amanhã era um dia especial, porque era dia 1...

" Eu - Filho amanhã é dia 1! É um dia especial! Sabes porquê?" - Abriu muito os olhos, susteve a respiração e disse:
" - Mamãããã... amanhã já poxo âbi uma janela??

O assunto de não querer ir à escola ficou logo ultrapassado, e quando a irmã acordou foi a correr dizer-lhe que amanhã já podiam abrir uma janela!

Para quem ainda não pensou no calendário de advento, e em alternativa ao clássico de supermercado da caixinha de chocolates [que confesso que detesto!], deixo-vos algumas boas ideias de calendários homemade muito giros, que podem perfeitamente preparar para os mais pequenos! No interior, podem alternar entre um doce, um pequeno brinquedo, uma acção, uma história... 



Se fizerem os vossos próprios calendários, tirem fotos e partilhem! Se utilizarem o hashtag #definitivamenteadvento, consigo rastrear as vossas publicações, no instagram e no facebook, e depois faço um post com os calendários de advento dos meus seguidores! Alinham?

Sem comentários: