#25 As minhas receitas | Risotto de cogumelos e bacon


Uma das coisas que gosto muito de cozinhar, são risottos. Há bons risottos pré-preparados à venda, em que juntam o arroz arbóreo com a guarnição liofilizada, e basta juntar os líquidos e deixar cozinhar. Ok, são bons, mas eu pessoalmente gosto de ser eu a preparar tudo!

Faço risotto muitas vezes, com diversos géneros de outros ingredientes associados, mas há um em particular que adoro! Por isso, como a hora de almoço está mesmo a chegar, deixo a receita, e podem sempre inspirar-se para um jantar diferente hoje, ou uma refeição de fim de semana!

Risotto de cogumelos e bacon

Ingredientes:
1 copo de arroz arbóreo 
1 copo de água
1 copo de vinho branco para culinária
1 embalagem de bacon às tiras
1 embalagem de cogumelos naturais
1/2 pacote de natas
1 noz de margarina
sal q.b.
pimenta q.b.
Queijo parmesão ralado

Preparação:
Deitar o bacon numa caçarola anti-aderente, ligar o lume em potência média, e deixar cozinhar para derreter a gordura. Juntar os cogumelos frescos, lavados e laminados. Deixar cozinhar alguns instantes, mexendo sempre para envolver os cogumelos com a gordura do bacon. Juntar o arroz, mexer bem e deixar cozinhar cerca de 1 minuto. Juntar a água e o vinho branco, temperar com sal e pimenta e tapar. Deixar cozinhar em lume médio e ir mexendo para não colar. Se quando começar a secar o arroz estiver mal cozido, juntar mais um pouco de água, até que o arroz fique no ponto de cozedura desejado. Depois de obter esse ponto, juntar a natas e margarina, envolver e desligar o lume. Servir de imediato, salpicando com queijo parmesão ralado depois de empratar. 

[Já comia!!]

Sem comentários: