#46 Solidariedade | Dia Nacional do Pijama


Hoje celebra-se o Dia Nacional do Pijama! É a terceira vez que o Daniel e a Carolina participam, e hoje, foram para a creche de pijama! [Felizes e contentes, pois claro!]
Conheci este projecto em 2013, através de uma press release que recebi e achei uma iniciativa giríssima! Divulguei na creche Sonho Azul, onde o Daniel e a Carolina andaram desde os 7 meses e até Agosto passado, e a decisão foi imediata: vamos aderir! Chegado o dia, foram de pijama para a creche, e apesar de ainda serrem pequeninos, acharam imensa piada!

Em 2014 voltou a repetir-se a adesão, e já foi mais giro para eles, pois já tiveram mais percepção de que era um dia diferente e que tinha um objectivo concreto. Não que tenham conseguido perceber exactamente do que se tratava, mas perceberam que havia uma causa por trás do facto de irem de pijama para a creche.


Este ano, mudaram de creche, e na reunião em que nos foi pedido que fizéssemos sugestões de actividades, falei do projecto. A sala em que eles estão aderiu, e hoje lá foram eles de pijama! O conceito de recolha de moedas para doar à instituição por trás desta organização foi ligeiramente alterado, e este ano pediram para cada menino levar uma moeda para colocar na casinha dos pijamas. Só que, nós não sabíamos de nada. Estavam já os dois vestidos, prontos para sair, aparece-me a Carolina a correr na casa de banho e diz-me:

" - Mamã, a São disse, não esquecê levá uma moeda pa dá aos meninos que não têm famíuia!" 

Com 3 anos e meio, os meus filhos perceberam concretamente o que é o Dia do Pijama, o simbolismo que se pretende que tenha e a causa verdadeira que está por trás deste projecto. 

Como forma de educação e sensibilização, cada um deles, antes de sair de casa, foi tirar uma moeda do seu próprio mealheiro, que ao chegarem à creche foram colocar na casinha dos pijamas! Assim, sabem que a moeda é dada por eles! O Daniel disse:

" - Mamã eu tenho muitas moedas no meu mealheiro pa andá de avião, mas eu vou dá uma aos meninos que não têm uma casa e uma famíuia!"

Fiquei derretida! 

Sem comentários: