Das mais belas coisas que o Tejo pode receber!

Sou uma miúda que gosta de água. Aos 10 ou 11 anos entrei para os escuteiros, e fui membro fundador do Agrupamento de Escuteiros Marítimos do Seixal. Aprendi a andar de canoa, caiaque, optimist, dot, 470, laser... Hoje se quiser velejar provavelmente já preciso de um refresh, mas é uma actividade que gostei muito de ter a oportunidade de praticar. Tirei a carta de marinheiro, ainda das antigas e só não tirei pouco tempo depois a de patrão de costa porque entretanto deixei os escuteiros e afastei.-me um pouco mais dos desportos de água.


Foi por isso com algum entusiasmo que recebi a informação de que em 2016 Lisboa vai receber um grande evento de Vela! Após o sucesso de 2012, a The Tall Ships Races, regata de grandes veleiros, regressa a Lisboa no próximo ano, de 22 a 25 de Julho, no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, entre Santa Apolónia e o Terreiro do Paço, para uma edição que contará com mais de 50 grandes veleiros de todo o mundo, 3.500 jovens tripulantes de várias nacionalidades e cerca de 1 milhão de visitantes.
  
Trata-se de uma verdadeira Ocean Experience, no que será a maior regata a acontecer em Portugal em 2016 e o maior festival gratuito da Europa, onde os visitantes terão a possibilidade única de subir a bordo e conhecer alguns dos maiores veleiros do mundo. Aos jovens, é ainda dada a oportunidade de embarcarem na regata, mediante inscrição prévia, e fazerem assim parte da maior festa da juventude e treino de vela da Europa.

Em 2016, a The Tall Ships Races irá partir de Antuérpia, na Bélgica, cidade conhecida pela sua história e influências criativas e contemporâneas. Após a primeira etapa, a frota será recebida pelo sol de Lisboa, seguindo depois rumo a Cádiz e terminando mais tarde na Corunha. Esta edição marca a celebração do 60º aniversário da The Tall Ships Races, realizada pela primeira vez entre Torbay (Reino Unido) e Lisboa em 1956, com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios de Vela.

A The Tall Ships Races Lisboa 2016 tem como co-organizadores a Câmara Municipal de Lisboa, a Administração do Porto de Lisboa, o Lisbon Cruise Terminals e a APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela.

A este propósito, a APORVELA organizou na passada terça-feira um treino de mar, onde eu deveria ter estado, o que infelizmente não foi possível, a bordo da Caravela Vera Cruz. Fiquei com imensa pena de ter falhado, como vos contei aqui, mas espero que um dia ainda volte a ter essa oportunidade!



Quanto ao Tall Ship Races, tenho a certeza que não vou falhar, e tenciono deixar já o bichinho dos desportos náuticos na Carolina e no Daniel com uns passeios por lá no próximo Verão!


Sem comentários: