Tirar nódoas pode ser uma verdadeira dor de cabeça!

Uma das minhas lutas frequentes, são as nódoas! Quem tem filhos entende-me bem, porque se há coisa que os miúdos trazem para casa todos os dias, são nódoas! Há canetas de feltro, comida, lama, tintas, e podia continuar a enumerar as origens das nódoas nas roupas das crianças, mas não é disso que vos quero falar. Quero contar-vos sobre a  minha mais recente descoberta!
Não sou muito dada a tratamentos especiais com a  roupa. Normalmente limito-me a separar cores escuras e cores claras, e a fazer máquinas com detergente e amaciador a 30ºC. Mas há excepções. Tive por exemplo durante bastante tempo um produto em pó, cujo nome não me recordo, que me foi oferecido pela minha avó ainda do stock da drogaria do meu avô! Este produto, utilizava-o nas máquinas de roupa branca, como aditivo ao detergente, para potenciar o efeito branqueador. Os brancos com as lavagens sucessivas começam a ficar menos brancos, e com este pó isso diminuía. Acabou-se há algum tempo e já tentei encontrar igual mas sem sucesso.

No que respeita a remoção de nódoas difíceis na roupa, costumo tentar várias coisas diferentes, desde lixívia com detergente, adicionada na gaveta da máquina [ou em situações mais persistentes aplicada directamente na nódoa],  até detergente da loiça. Há nódoas que se conseguem resolver mais facilmente, mas há outras que dão luta, e removê-las sem danificar as cores originais das peças de roupa nem sempre é tarefa fácil! Esta semana, experimentei pela primeira vez um produto da marca Vanish, que tem precisamente a função de pré-tratamento de nódoas, e que me surpreendeu pela positiva!
 
O dou-dou da Carolina, tem 4 nós no tecido, nas 4 pontas. Ela adormece normalmente a brincar com esses nós nos dedos. Por ser branco, imaginam o quão encardido consegue ficar? Na 2.ª feira, resolvi trocar o dou-dou pelo que tenho suplente, e lavar o que estava a uso. Desmanchei os nós, e quando olhei para a diferença de cor entre a parte que estava suja e a que não estava... vê-se bem na fotografia, não vê? Decidi experimentar o tal Vanish, que é um gel removedor de nódoas. Basicamente, deitei uma pequena porção do gel por cima das zonas afectadas, e com a parte de cima da tampa da embalagem [rugosa] esfreguei a nódoa para a frente e para trás, seguindo as instruções da embalagem. O gel transforma-se numa espuma e nota-se imediatamente a diminuição da intensidade da nódoa. Depois bastou colocar na máquina a lavar no programa normal, e saiu de lá branquinho como antes!

Diz a marca, que a fórmula Oxi Action reforçada, liberta oxigénio, permitindo eliminar as nódoas em apenas 30 segundos, dimensionando a rapidez com que actua inclusive antes de começar a lavar. [e de facto foi o que me pareceu!]. Experimentei o Gold Oxi, que é mais indicado para roupas de cor, mas há uma outra versão, para roupas brancas, o Gold Oxi Cristal, que vou querer mesmo experimentar também!

Entretanto, por curiosidade resolvi pesquisar sobre a marca, e descobri uma tabela interactiva de remoção de nódoas difíceis que adorei! Espreitem por lá porque vale a pena.