Transportar as crianças SEMPRE em segurança!

Até há muito pouco tempo atrás, quando transportava, junto com os meus filhos, o meu irmão mais novo [5 anos], ficava sempre na dúvida de qual a forma mais adequada e segura de o transportar! As cadeiras dos meus filhos têm isofix, e no carro que tinha, não permitiam a instalação de terceira cadeira no meio, por falta de espaço. A solução era levar os meus filhos nas cadeiras, e o Gabriel no lugar do meio, sem qualquer sistema de retenção, e com o cinto apenas por baixo dos braços.
Agora, com o carro novo, já tenho 3 bancos independentes cada um com o seu sistema isofix, pelo que já consigo instalar a terceira cadeira sem qualquer dificuldade! Ainda assim, e para que não restem quaisquer dúvidas, fica a informação.

A Prevenção Rodoviária Portuguesa informa os cuidados a ter para viajar de forma segura com crianças. Numa colisão a 50km/h uma criança com menos de 25kg é projectada com uma força de 1200kg.  Utilizar os sistemas de retenção adequados podem salvar-lhe a vida:

Crianças com menos de 12 anos e 135 cm de altura devem viajar no banco da retaguarda e ser seguras por um sistema de retenção homologado e adaptado ao seu tamanho e peso;
Crianças com menos de 3 anos podem viajar no banco da frente se utilizarem um sistema de retenção virado à retaguarda e o automóvel deve ter o airbag desligado;
Caso o automóvel não disponha de cinto de segurança no banco da retaguarda, ou não tiver este banco, as crianças com menos de 12 anos e 135 cm de altura têm de viajar no banco da frente com sistema de retenção homologado e adaptado ao tamanho e peso.
Nos automóveis que não estejam equipados com cinto de segurança é proibido o transporte de crianças de idade inferior a 3 anos. 
O incumprimento é punido com uma coima entre 120,00 € a 600,00 € (por cada criança transportada indevidamente), sendo que o condutor fica inibido de conduzir e incorre numa contra-ordenação grave.

Embora não se aplique ao meu caso, e nesta fase já esteja ultrapassado o problema, continuo sem saber como deve ser transportada a 3.ª criana se não for possível fixar 3 sistemas de retenção no banco traseiro por falta de espaço. 

2 comentários:

Rute disse...

É sempre bom relembrar

Rute disse...

É sempre bom relembrar