E os vossos filhos? Já sabem reciclar?

Já não é a primeira vez que o Alegro de Alfragide tem actividades associadas à reciclagem. No passado mês de Julho, falei-vos aqui, do atelier de reciclagem criativa, promovido pelo Alegro e pela Tetra Pak. [Nota-se muito que adoro tudo o que se pode fazer com pacotes de leite vazios?]. Desta vez, venho falar-vos da exposição “A Reciclagem das Embalagens da Tetra Pak”, que estará patente de 12 a 20 de Setembro. 


O principal objetivo da exposição é sensibilizar a população para a importância da reciclagem das embalagens de cartão para bebidas e a sua colocação no ecoponto amarelo. A exposição procura proporcionar momentos de lazer, entretenimento e aprendizagem aos mais novos e às suas famílias. Todos os visitantes são convidados a passear por um percurso dinâmico e didático, durante o qual poderão desenvolver inúmeras atividades divididas por três espaços: Ecoponto Amarelo, Fábrica da Reciclagem e Atelier das Embalagens.

A par da exposição decorrem ateliers de reciclagem criativa onde todos os visitantes podem aprender a construir objetos a partir do material que compõe as embalagens da Tetra Pak. A marca Compal associou-se a esta iniciativa com a oferta de sumos às crianças visitantes.  


A par da exposição dedicada à reciclagem os visitantes do Alegro Alfragide podem ainda visitar o stand informativo dedicado à certificação FSC® (Forest Stewardship Council) e à promoção da gestão responsável das florestas. Os mais novos são convidados a participar na Missão Tetra Pak e a conhecer os principais perigos para as florestas através de um jogo digital.  

«A sensibilização e educação ambiental são extremamente importantes para a Tetra Pak, queremos que os consumidores tenham cada vez mais informação para que possam fazer escolhas de consumo conscientes. Estas iniciativas são fundamentais para que ganhem consciência da importância da separação de resíduos e preservação das florestas», afirma Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak em Portugal.

Sónia Pepe Carvalho, Diretora do Centro Comercial Alegro Alfragide destaca a importância e o sucesso destas iniciativas dentro do centro: «sabemos como é muito importante sensibilizar crianças e adultos para o impacto das nossas ações no meio ambiente, seguindo o caminho da educação ambiental através do lazer, o que resulta numa maior retenção das mensagens. Os workshops da Tetra Pak têm sempre bastante adesão e sucesso, por isso acreditamos que ampliar e complementar esta ação com uma exposição com a dinâmica desta será bastante apreciada por todos os que nos visitarem».

Para mim, a educação ambiental deve fazer da educação de todos, desde tenra idade. Iniciei a minha vida profissional a trabalhar nesta área, e apesar de me ter afastado um pouco para outras áreas da Engenharia do Ambiente, continuo a ter bem presentes os conceitos base e a passá-los a quem me rodeia. O Daniel e a Carolina têm 3 anos e já sabem o que devem pôr em cada um dos caixotes do nosso ecoponto doméstico. Quando têm dúvidas, perguntam. Sempre! Se queremos um mundo sustentável, se é que isso ainda é possível, é com pequenos passos que lá podemos tentar chegar!

Sem comentários: