Dia da Natalidade!

Hoje celebra-se o Dia da Natalidade! A simbologia deste dia é, na minha opinião, enorme, pois contribui  para que não nos esqueçamos do défice de Natalidade que se verifica em Portugal, e possamos renovar a discussão e análise dos múltiplos factores que o determinam e as suas consequências na sociedade.

No global, cada vez mais os casais adiam a decisão de ter filhos. Questões como a estabilidade profissional, pessoal ou financeira, fazem com ter filhos não seja prioridade. Não há uma altura certa para ter filhos, e da minha experiência, nunca vamos achar que estamos preparados, e nunca vamos considerar ter reunido as condições ideais. Mas uma vez que os temos, todos somos unânimes: a nossa vida muda radicalmente, e passa a fazer sentido de uma outra forma.

O Dia da Natalidade foi criado pela Assembleia da Republica, com publicação no Diário da República em 2011 após uma petição do Barrigas de Amor em 2009.  Pretende-se com este dia  que as mães, casais grávidos e famílias em geral sejam reconhecidos como fundamentais para o equilíbrio demográfico de Portugal, um dos países mais envelhecidos da Europa. O Barrigas de Amor já tem 9 anos e tem como missão a formação e informação para a Parentalidade. Realiza anualmente o maior evento para a grávida e família  em Portugal, desenvolve Encontros gratuitos onde especialistas abordam vários temas relacionados com a família, destinados a pais, futuros pais e avós e têm decorrido pelo País. Através do site, estão disponíveis conteúdos de especialistas e informação que tem-se traduzido numa importante ferramenta ao dispor das famílias. 

Hoje, mais do que nunca,  Estamos juntos pela Natalidade!®

Sem comentários: