#16 As minhas receitas | Couzcouz com legumes grelhados [Desafio receitas Saudáveis e Criativas!]


Uma das minhas preocupações quando planeio as refeições lá de casa, para além da diversidade [para manter os miúdos sempre com vontade de experimentar coisas novas], é a criação de receitas saudáveis. Sou adepta das carnes brancas, precisamente por serem mais saudáveis, e tento fugir aos tradicionais acompanhamentos de massa e arroz, inovando e encontrando alternativas diferentes e mais saudáveis. A última invenção de sucesso, foi precisamente um acompanhamento, que fiz esta semana e cuja receita deixo no final deste post!

Por isso, hoje trago-vos um desafio! Já vos tinha falado no regresso do Gang dos Frescos aqui, e hoje trago-vos a oportunidade de ganharem um prémio Gang dos Frescos! Para isso, basta criarem uma receita saudável e original em que utilizem no mínimo 3 dos ingredientes do Gang dos Frescos (Cogumelo, Figo, Maçã, Ervilha, Tomate, Pimento, Laranja e Mirtilo). O(a) autor(a) da receita mais criativa, eleita por mim, recebe um kit Super Gang dos Frescos composto por um álbum e 2 peluches. Podem enviar as vossas receitas por email até às 9h da manhã de dia 16 de Setembro! Durante o dia faço a minha escolha e publico a receita vencedora, que será também publicada no facebook do Lidl.

Como forma de inspiração, deixo-vos a minha receita saudável, que utiliza 3 dos meus elementos preferidos do Gang dos Frescos!

Couzcouz com legumes grelhados

Ingredientes:
1 chávena de couzcouz
1 chávena de água
1 laranja
1 tomate grande
1 cogumelo portobello ou 6 cogumelos brancos
Sal e noz moscada q.b.

Preparação:
Deitar o couzcouz numa taça grande. Juntar o sal e a raspa da laranja. Ferver a água, deitar por cima e deixar repousar 5 minutos. Separar com um garfo e juntar um pouco de noz moscada a gosto. À parte, grelhar os cogumelos e o tomate. [Eu grelhei no churrasco mas no fogão numa chapa também funciona!]. Cortar em pequenos pedaços e juntar ao couzcouz. Regar com o sumo de laranja, misturar e servir.

Fica óptimo e serve para comer quente ou frio! Acompanha bem com peixe e com carne, e se tiverem sobras, juntem uma lata de atum e 1 ovo cozido e têm almoço para o dia seguinte!

1 comentário:

patricia garcia disse...

Muito bom. Vou tentar fazer uma receita com a minha filhota... Obrigada pelo passatempo.