Do transparente com brilhantes ao rosa candy

Na sexta feira, trouxe para casa uma filha de 3 anos com as unhas pintadas de transparente com brilhantes. Só me apercebi já em casa, e apesar de não gostar que as miúdas pequenas pintem as unhas, vi-a tão feliz, que deixei ficar. No caminho para casa começou a dizer que também queria pintar as unhas dos pés, e eu expliquei que não podia, porque as meninas pequeninas não pintam as unhas. Ainda argumentou que ela gostava muito, mas como voltei a sublinhar calmamente que não, convenceu-se.

Durante o fim de semana, entre banho e piscina, o verniz aguentou-se bem, e decidi deixá-la ficar feliz mais uns dias.

Hoje fui buscá-los à creche e aparece-me de unhas pintadas de cor de rosa! Perguntei quem as tinha pintado, e a L disse que tinha sido ela mas que pensava que eu não me importava. Não me importo, mas prefiro que ela não ande de unhas pintadas. Quando crescer tem todo a vida para pintar as unhas, e é escusado andar a expor-se a produtos mais ou menos agressivos como o verniz ou o removedor desde cedo. Além de que, do ponto de vista estético, acho terrível ver miúdas pequenas de unhas pintadas.

Em casa, no banho, trouxe o removedor e o algodão e pedi para me dar os dedos para tirarmos o verniz. Expliquei outra vez que as meninas pequeninas não pintam as unhas e que ela tinha pintado na creche mas era só para brincar. Concordou comigo e deixou tirar sem reclamar. Fiquei satisfeita por ter uma filha pequenina tão compreensiva e que aceitou tão bem a minha explicação. Estou certa de que não será sempre assim, mas por agora, sou eu que controlo o que posso controlar.

2 comentários:

Isa disse...

Concordo, mesmo!!

Lena disse...

Não faz mal nenhum... podemos adiar essas coisas, mas agora que vão mudar para ensino vertical, esquece lá essas ideias de os manter "bebes"!
O ideal é comprar vernizes de criança (vendem-se por todo o lado), duram muito pouco porque são à base de água, mas não fazem mal nenhum!
Ela só vai querer enquanto for novidade, depois passa!
A minha aos 4 ou 5 anos aparecia com uma unha de cada cor LOL! Eram as próprias crianças que se pintavam no recreio com o que levavam de casa!