#29 Giveaway | Vamos escovar os dentes? Passatempo Theramed Junior

Sou uma pessoa de dentes fraquinhos! Tenho uma série de dentes desvitalizados, tratados, arranjados. O dentista deve ser dos médicos a que vou há mais anos [tirando o pediatra, claro!]! Tenho 36 anos, e de cada vez que lá vou, sou tratada com um carinho paternal de quem me conhece há mais de 30 anos! Sou pouco mais velha do que os filhos dele, sendo que, o responsável pela ortodoncia desta família é o filho mais velho, e a responsável pela higiene oral a filha mais nova! Cresci a ouvir os meus amigos terem medo de ir ao dentista, e eu, de tão familiarizada que estava [e completamente sem queixas pois nunca tive nenhuma má experiência por lá], ficava surpreendida por me dizerem que ir ao dentista doía. Lembro-me de ser uma grande preguiçosa para lavar os dentes. De tentar fugir ao máximo a essa tarefa. Não sei exactamente porquê, mas os miúdos têm destas coisas, e eu não gostava de lavar os dentes! 

Felizmente, a Carolina e o Daniel gostam! Incutimos esse hábito desde cedo, e se há coisa que desejo, é que em matéria de dentes saiam ao pai, e como disse a nossa higienista oral na última visita, tenham dentes de marfim!

Já há 1 ano que têm o Theo, [conheçam-no aqui] companheiro inseparável na hora da lavagem de dentes, e são viciados na pasta cor de rosa do Theo, que esfregam nos dentes com afinco antes de irem dormir. 

A higiene oral é parte integrante de um organismo saudável. Como em quase todos os temas relacionados com a saúde, o critério básico é a prevenção desde cedo. Por esta razão, a limpeza e a manutenção de uma boca saudável devem converter-se num hábito diário que nós pais devemos realizar até que os filhos tenham habilidade suficiente para fazê-lo de uma forma independente. Devemos também supervisionar todo o processo para comprovar a efectividade do mesmo. Os dentes de leite são muitos importantes no desenvolvimento das crianças, pelo que é imprescindível cuidar bem deles. Embora não se mantenham durante muito tempo, os dentes de leite contribuem para o desenvolvimento da fala, do alinhamento da dentição definitiva e da capacidade de mastigar.

Desde o nascimento e até ao aparecimento dos primeiros dentes, deve-se limpar a boca e as gengivas com uma compressa humedecida com água ou com um dedal de silicone uma vez por dia. Uma vez aparecidos os primeiros dentes, já é possível utilizar uma escova dentífrica para dentes de criança. A lavagem dos dentes deve ser apresentada à criança não como uma tarefa aborrecida mas sim como um momento divertido, em que ela pode ter cada vez mais autonomia, e que terá como resultado uma boca bonita e saudável.

Há também que educar a criança em termos alimentares, limitando o consumo de produtos ricos em açúcar e bebidas com um alto conteúdo ácido, como sumos de fruta ou refrigerantes. É ainda fundamental lavar os dentes sempre antes de dormir. A rotina de limpeza é fundamental para manter uma boa saúde oral, mesmo desde muito cedo. Basta seguirmos estas dicas para prevenir a formação de cáries nos dentes dos mais pequenotes e ajudarmos os nossos filhos a disfrutar de uma boa saúde oral para o resto da vida:

1. Comece por passar as gengivas do seu filho com uma compressa, durante o banho uma vez por dia.
Assim, irá criar uma rotina de limpeza.
2. Logo que nasce o primeiro dente de leite (normalmente por volta dos seis meses), é necessário começar a escovar os dentes com uma escova de dentes infantil, com filamentos redondos e uma cabeça adequada para o tamanho da boca. Estes filamentos devem ser humedecidos com água e devem-se efectuar movimentos circulares suaves sobre a face interna e externa dos dentes. Também se deve escovar as superfície de mastigação com movimentos horizontais para a frente e para trás. Estas operações devem ser realizadas 2 vezes por dia. Nesta fase, deve ser o adulto a escovar os dentes da criança.
3. Quando a criança tiver aprendido a cuspir, deposite sobre a escova de dentes uma quantidade de dentífrico infantil com flúor do tamanho de uma ervilha e usando as mesmas técnicas referidas acima escove os dentes, controlando para que não ingira o produto. É importante utilizar um dentífrico infantil formulado especialmente com ingredientes de limpeza suaves e com um nível de flúor baixo (500 ppm de flúor) para minimizar o aparecimento de manchas nos dentes definitivos. Contudo, à medida que estes dentes vão aparecendo é importante começar a utilizar um dentífrico com um nível superior de flúor (1000-1500 ppm de flúor) para reforçar a sua eficácia anti-cáries.
4. Após atingir os sete ou oito anos, a criança já adquiriu mais autonomia e deverá ser capaz de escovar os seus dentes sozinha, ainda que nunca seja demais observá-la de vez em quando para se assegurar que o está a fazer bem e durante, pelo menos, dois minutos.
5. Por fim, é fundamental visitar regularmente o dentista.

E porque queremos que vocês, tal como nós, ajudem os vossos filhos a aprender e apreciar esta importante rotina, temos um passatempo!!


Vamos sortear 5 packs compostos por 2 produtos: Theramed Junior 1-6 anos e Theramed Junior+6 anos, ou 2 produtos iguais, consoante a idade dos filhos dos vencedores. Para se habilitarem a ganhar um destes packs têm que:

1. Seguir a página de facebook do Definitivamente são dois!
2. Seguir o blog com o Google Social Reader;
3. Partilhar o passatempo no vosso perfil de facebook de forma pública;
4. Preencher o formulário abaixo:


Podem concorrer até às 13h do próximo dia 31 de Julho! Os vencedores serão apurados por random.org. Boa sorte!

8 comentários:

Anne Silva disse...

Olá Sou Luz silva Facebook e Anne Silva no Blog recém chegada e gostei muito.

Lina casinhas disse...

Seguidora Blog: Lina Casinhas
Seguidora FB: Rosalina Casinhas

andreia Ferreira disse...

Participei nome seguidora blog andreia Ferreira
Facebook Andreia Ferreira

verónica caraça disse...

Seguidora blog: veronica.ferreira79
Seguidora FB: Verónica Caraça
Partilha: https://www.facebook.com/veronicacaraca/posts/1079366888757725

Marisa Rodrigues disse...

Marisa Rodrigues
https://www.facebook.com/claudiamarisaramosrodrigues/posts/601074030033428

Jesuina Rodrigues disse...

Seguidora blog: Jesuina Rodrigues
Seguidora FB: Jesuina Rodrigues
Partilha: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=676077959203182&id=100004029522450&pnref=story

Ana Rute disse...

A participar: https://www.facebook.com/ana.rute.primo/posts/10200576719258061

Lúcia Brandão disse...

Participei :)
https://www.facebook.com/lucia.brandao.370/posts/511024185722421?pnref=story