#15 As minhas receitas | Risotto de legumes com perú


A hora de almoço aproxima-se, e apetece pensar em comida! Claro que, não consigo deixar de pensar nas iguarias que tenho feito nos últimos tempos! Há coisas que me apetecem durante um determinado período, que depois sem razão nenhuma deixo de cozinhar, e que um dia me voltam a apetecer! É o caso dos risottos. Já tive uma fase em que fazia imenso, depois deixei de fazer, e ultimamente tenho feito novamente! [Ainda ontem fiz para o jantar!]. Deixo-vos a receita de um dos que fiz na semana passada.


O risotto fica bem com quase tudo, e neste dia, dei uma volta ao frigorífico, e fiz com os ingredientes que por lá havia!

Risotto de legumes com perú

Ingredientes:
1 alho francês pequeno
200g tomate cereja
1 molho de coentros
1 chávena de cogumelos [usei estes que adoro!]
1 embalagem de fiambre de perú
1 chávena de polpa de tomate
1 chávena de vinho branco
1 chávena de arroz arbóreo
2 colheres de sopa de natas
1 colher de sobremesa de margarina
azeite q.b.
sal q.b.
mistura de pimentas em grão q.b. [ralada na hora]

Preparação:
Lavar os legumes todos, e picá-los. Reservar. Cortar o fiambre de peru em tiras finas. Reservar. Deitar o azeite na frigideira, e quando estiver quente adicionar o alho francês picado. Deixar cozinhar até amolecer, mexendo de vez em quando. Juntar o tomate, os cogumelos e os coentros. Misturar bem e deixar cozinhar em lume brando por uns 7 minutos. Juntar o fiambre e deixar cozinhar mais uns minutos. Juntar o arroz, e a polpa de tomate, temperar e misturar bem para homogeneizar os sabores. Juntar o vinho branco e duas chávenas de água. Deixar cozinhar, mexendo sempre para não pegar. Rectificar os temperos se necessário. Quando o arroz estiver cozinhado, juntar a margarina e as natas, e mexer muito bem. Desligar o lume e servir! Depois de empratar, polvilhar com queijo ralado.

Sem comentários: