Há temas em que só pensamos quando nos tocam à porta...

O Autismo é um daqueles temas que todos sabemos que existem, mas quando não fazem parte da nossa vida, não perdemos muito tempo a pensar nele. A realidade é que existe, tem expressão, e as crianças autistas precisam do apoio de quem os rodeia para conseguirem lidar com a doença.

O Livro “Autismo – Compreender e agir em família”, destinado a todos aqueles que lidam com bebés e crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), foi lançado na 85ª Feira do Livro de Lisboa 2015, e encontra-se à venda nos stands do Grupo LIDEL. Nesta nova obra, Laurie A. Vismara, Geraldine Dawson e Sally J. Rogers, as três autoras americanas criadoras do revolucionário programa de intervenção precoce em crianças com autismo - Modelo Denver, procuram oferecer informação, ferramentas e estratégias para utilização durante as interacções diárias com as crianças, no seu ambiente natural.


Os pais, como principais intervenientes, desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças com PEA – são tão eficazes como os terapeutas no ensino de competências importantes afectadas pelo autismo - e é por isso essencial que comecem a agir desde que a doença é diagnosticada aos seus filhos. Os desafios de aprendizagem do autismo precoce são explicados neste livro, e os pais e educadores são orientados no desenvolvimento de estratégias adequadas para ajudarem os mais pequenos a explorar e desfrutar do mundo da melhor maneira. Ao longo das páginas são contadas histórias reais de sucesso e dadas a conhecer diversas actividades construídas e adaptadas, todas elas através da aprendizagem nas rotinas típicas do dia-a-dia, como o banho, as refeições e em particular nas brincadeiras e nos jogos. Implementar atividades que ajudem a expressar desejos, sentimentos e interesses através da linguagem corporal são alguns dos métodos explicados e desenvolvidos pelas especialistas.

De fácil leitura, o livro “Autismo – Compreender e agir em família” ajuda os cuidadores de crianças com esta perturbação a estimularem a sua capacidade de aprendizagem. Cada capítulo foi concebido para abordar as perguntas, preocupações e desafios que os pais/outros cuidadores de crianças com autismo experimentam.

“As crianças com autismo podem desfrutar de uma vida significativa, produtiva e plena. (…) Por muito difícil que a vida lhe possa parecer agora, há acções que pode tomar já a partir de amanhã que irão, com o tempo, fazer uma tremenda diferença no futuro do seu filho. (…) Pode ter esperança de que o seu filho irá aprender, envolver-se e relacionar-se com as outras pessoas.”

In Introdução


Passem a palavra! Todos devemos estar sensibilizados para estas temáticas!

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