Espinafre, Batata Frita e o Coração!

No dia 15 de Maio, o Movimento2020 comemorou um ano! Acho que já vos falei aqui deste projecto, que pretende provocar uma transformação, crescimento e mudança na comunidade científica e no cidadão na área da Saúde Alimentar. Da responsabilidade da Associação Portuguesa de Dietistas (APD), o Movimento2020 lançou há um ano 20 desafios da área da saúde alimentar que deverão ser cumpridos até 2020 pelos Portugueses.

Os 20 desafios lançados à Sociedade Portuguesa assentam numa vontade de mudar o panorama da saúde alimentar em Portugal, sendo que para isso todos precisam de informação, metas concretas e soluções para agir e colocar em prática uma vontade de diminuirmos as doenças crónicas resultantes da má nutrição e de estilos de vida pouco saudáveis. Abarcam áreas como carências e/ou excessos registados na sociedade Portuguesa, o ciclo de vida e as diferentes fases da alimentação, bem como a sua importância nas nossas vidas, na economia do país ou nos cuidados de saúde primários.
No dia em que comemorou 1 ano, o Movimento2020 quis reunir as família em torno da temática da alimentação. O Dia Internacional da Família celebra-se no mês do Coração e por isso foi lançado um conto que fala da importância de uma alimentação equilibrada e variada na prevenção das doenças cardiovasculares, sensibilizando as crianças para este tema, numa linguagem que as mesmas conseguem compreender.
Intitulado "A família Espinafre, a família Batata-Frita e a alimentação para o coração", destina-se a crianças entre os 6 e os 10 anos. A prevalência de hipertensão arterial e dislipidémias, nas quais se encontram hipercolesterolémia (níveis de colesterol no sangue elevados) e hipertrigliceridémia (valores de triglicéridos elevados), são uma tendência crescente nas crianças portuguesas destas idades.

É importante ajudar os pais na tarefa de ensinar a importância da escolha dos alimentos certos. Metade da alimentação dos nossos filhos está nas mãos dos seus educadores e da escola que frequentam, mas a outra metade é da nossa responsabilidade, e não devemos descurá-la. A verdade é que serão eles os adultos de amanhã, pelo que é importante a formação desde cedo no que respeita a uma alimentação variada, aliada a escolhas e estilo de vida saudáveis.

Se quiserem receber o livro em formato pdf, enviem-me um email!

Sem comentários: