Refeições em família!

Já há bastante tempo que andava com vontade de mudar a rotina de fim de dia lá por casa. Sentia necessidade de dar um passo em frente, e de mudar os hábitos obrigatórios para uma família com bebés, mas que nesta fase, já estavam a deixar de fazer sentido. No início desta semana, numa conversa sobre a autonomia dos miúdos com uma das auxiliares da creche, discutíamos a autonomia de cada um dos meus filhos à mesa. O Daniel come sozinho de uma forma muito mais correcta do que a Carolina. Ela é sôfrega [aliás, sempre foi!] e suja-se mais, porque quer comer depressa! Nessa sequência, pensei que tinha chegado a hora! Estudei a melhor estratégia e implementei!



Há 4 dias que jantamos todos ao mesmo tempo! Chegamos a casa, e enquanto o pai trata de preparar o banho e de orientar os miúdos, eu preparo logo roupas e mochilas para o dia seguinte, levo os pijamas para baixo, preparo tudo para se despacharem depois do banho, e sigo para a cozinha. Ponho o jantar a fazer, ponho a mesa, preparo máquinas de roupa [apanho e/ou estendo roupa se for caso disso]. Entretanto eles tomam banho, vestem-se, brincam um bocadinho no quarto dos brinquedos, e quando o jantar está pronto, vamos todos para a mesa!
 
Para minimizar as nódoas, e porque ainda há uma certa tendência para entornarem parte da comida, inventei uma estratégia que funciona lindamente! Sabem como são aqueles babetes com mangas, que se vestem? Visto os babetes nos braços da cadeira, fazendo o que chamei de "uma capa" que os cobre na perfeição! Por cima, usam um babete normal, e assim, mesmo quando cai comida, eles saem da mesa sem nódoas!

Para eles, normalmente a refeição começa pela fruta. Se a deixarmos para o fim nunca a comem, porque já querem é sair da mesa para ir brincar, por isso comem-na logo. Até porque, enquanto estão a comer fruta, dão-me tempo a mim de terminar de preparar os restantes pratos. Normalmente quando me sento à mesa já tenho a sopa quente e servida, e o segundo prato prestes a servir, ou já empratado e pronto para aquecer no microondas.

Estarmos os quatro sentados à mesa a comer ao mesmo tempo, faz com que estejam mais bem dispostos, mais animados, mais distraídos. As birras têm sido mínimas, não voltaram a pedir para ver filmes no ipad enquanto comem, e regra geral comem mais depressa! Acho que para eles, significa realização pessoal, responsabilidade e crescimento, e isso é sinónimo de satisfação! Todos os dias me perguntam se vamos jantar todos ao mesmo tempo, e quando lhes digo que sim, batem palmas!


Para nós, significa que entre as 21h30 e as 22h estamos todos despachados, cozinha arrumada, roupas tratadas, e sem nada de rotina diária pendurado! Ontem, traduziu-se em irmos os 4 para a cama ao mesmo tempo, coisa que nunca tinha acontecido! E soube tão bem!!!!!

2 comentários:

tudoeumpardebotas disse...

hoje não resisti a comentar! A minha Pirolita tem quase 17 meses e sempre comeu ao mesmo tempo que nós, claro que implica que nós jantemos mais cedo ou que, caso nos atrasemos, lhe tenhamos de dar algo para ir comendo. Mas desde que começou a comer da nossa comida que jantamos todos ao mesmo tempo, mesmo tendo de ser um de nós a ir dando enquanto come a sua refeição, posso dizer que sempre aguentou uma refeição de adultos sentada ao pé de nós e raramente pede para a tirarem da cadeira antes de terminarmos todos de comer, mesmo quando comemos com a restante família onde há outras crianças com hábitos totalmente diferentes!

Cris disse...

Olá!
Este é um tema com o qual me "debato" internamente...
Lá em casa somos 5 (dois adultos, uma pipoca com 5 anos e duas pipoquinhas com 2!), e ainda jantam as pipocas primeiro que nós, vão para a cama e só quando tudo está deitado é que os papás jantam.
Mas ando há algum tempo a pensar alterar isso, para passarmos a comer todos juntos, e também acho que para além delas gostarem para nós deve ser mais gratificante e organizado... :)
Um dia vou tentar!!!
Bj