#13 As minhas receitas | Couzcouz fresco de Verão [Powered by Calvé]



Com o mote “Descubra os sabores do Verão sem Peso na Consciência”, fui desafiada pela Calvé, para criar uma receita em que utilizasse os produtos que me fizeram chegar: a Yogonese e a Maionese magra. Eu, que gosto imenso de cozinhar, e gosto ainda mais de desafios, fiquei logo a pensar sobre o assunto! Já tinha uma coisa mais ou menos pensada, mas o facto é que esta semana, no dia em que passei a manhã com os miúdos no pediatra, apeteceu-me um almoço diferente e decidi inventar! E o resultado foi tão, mas tão bom, que achei que tinha que o partilhar! [aliás, hoje já repeti a receita!]



Couzcouz fresco de Verão

Ingredientes:
150g couzcouz
150g agua
Raspa de 1 laranja
Uvas
Tomate cereja 
2 ovos cozidos
1 ramo de coentros
1/2 embalagem de bacon aos cubos
1 cenoura
1/2 embalagem de queijo cottage
1 queijo fresco pequeno 
Sal
Pimenta 

Preparação:
Pesar o couzcouz, deitar a raspa de laranja por cima, e reservar. Ferver a água, deitar sobre o couzcouz. Após alguns minutos separar com um garfo, e temperar com sal e pimenta a gosto. Cozer os ovos, partir em pedaços. Descascar a cenoura, partir em cubinhos. Descaroçar as uvas e partir ao meio. Partir os tomates ao meio. Picar os coentros. Partir o queijo fresco em pedaços. Juntar tudo ao couzcouz reservado e misturar bem. Servir e deitar por cima um pouco de yogonese a gosto e misturar bem!

Só vos digo, que fiz o dobro da quantidade que era necessária, com o objectivo de ficar com almoço para o dia seguinte. Acham que sobrou? Pois!


Acabei por perder alguns minutos a consultar o site e a página de facebook da marca, e a verdade é que gostei imenso do que vi! Partilham receitas deliciosas, apresentam-nos todos os produtos incluindo explícitamente o valor nutricional, e ainda têm uma secção sobre mitos e verdades muito interessante! Espreitem por lá, e deliciem-se! [eu fiquei cheia de vontade de ir já para a cozinha experimentar umas coisas!]

E já agora, deixo-vos duas verdades e um mito! Pela Nutricionista Helena Cid.

1. A maionese pode fazer parte de uma alimentação saudável?

Verdade: As gorduras são nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo porque participam na composição das células e protegem os órgãos vitais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as gorduras devem fornecer até 30% das calorias diárias da alimentação. No caso da maionese, feita com base em óleos vegetais, esta constitui uma excelente fonte de gorduras saudáveis. Mas atenção, o consumo excessivo de gorduras, em especial das saturadas e das trans, aumentam o risco de obesidade e das doenças cardiovasculares.

2. A maionese fornece gorduras trans?

Mito: A maionese não tem gordura trans – gordura associada ao aumento do mau colesterol e que também diminui o bom colesterol –, dado que é uma mistura de ingredientes, como o óleo vegetal, ovo e vinagre, um processo que não permite a formação de gorduras trans.

3. A maionese torna os alimentos mais saborosos e auxilia a digestão?

Verdade: A maionese é um acompanhamento perfeito das saladas e das verduras. Para além de tornar a refeição mais saborosa e atractiva, ao incluir a maionese na salada está a acrescentar as boas gorduras à sua refeição. 

Sem comentários: