#36 Solidariedade | Seixal - Terena em bicicleta

Realiza-se no próximo sábado, dia 11, um passeio de cariz solidário, em bicicleta, que une o Seixal, e Terena, no Alentejo. Serão aproximadamente 190 km, durante os quais os participantes irão partilhar a sua paixão pelo desporto. Une a terra Natal dos organizadores - Seixal, à terra Alentejana que trazem no coração - Terena.


Organizado pelos irmãos Nelson e Sergio Rosado, os conhecidos músicos "Anjos", conta já com 5 edições realizadas:

"Recordo que foi em 2009 que lancei um desafio a um grupo de amigos, com quem costumava fazer uns passeios de bike, que seria fazer o percurso Seixal (que é a minha terra natal) - Terena em bicicleta de estrada, e nada melhor que aproveitar um dos dias importantes das grandes festas da Vila de Terena, que são as festas em honra da Nossa Senhora da Boa Nova, para o fazer! E assim foi, o grupo pioneiro em 2009 era composto por mim (Nelson Rosado) mais 4 amigos, a viagem durou 6 horas e 15 minutos sem precalços de maior, quanto à chegada posso-vos garantir que é de uma magia e emoção indiscritivél !!!! a chegada é no largo principal em frente ao Monumento Nacional (que é uma igreja fortaleza) da Boa Nova, e tudo isto momentos antes de se iniciar uma das mais antigas e bonitas procissões da Peninsula Ibérica. Gostei tanto da experiência que todos os anos pela mesma altura do ano (o primeiro fim de semana a seguir à Páscoa) lá vou eu, umas vezes sózinho, outras vezes acompanhado:) fazer o percurso/passeio/ peregrinação em bicicleta (chamem-lhe o que entenderem :)"

Mais do que um evento desportivo, Nelson e Sergio pretendem que seja um evento solidário, e uma vez que se trata de um evento gratuito, a "inscrição" solicitada, não são mais do que bens alimentares para doar a instituições de solidariedade social com internamento de crianças / jovens em risco. O evento conta ainda com parcerias com marcas que se juntam à iniciativa, contribuindo para os 4 cabazes que serão compostos no dia e entregues a 4 instituições. O primeiro será entregue na partida, no Seixal, à Instituição Janela Aberta. O segundo, será entregue numa primeira paragem, em Montemor-o-novo, à Santa Casa da Misericórdia. O terceiro em Évora, à Pão e Paz, e o último já em Terena, à Cueiro. 

Será um evento com colaboração das 4 autarquias acima referidas, com cobertura mediática por parte da comunicação social, e participação de figuras públicas do desporto e da televisão.

Viagem Seixal - Terena em bicicleta

Distância do percurso: 200 kms
Data: Dia 11 de Abril de 2015 (Sábado)
Local de partida: Baía do Seixal (junto à Marginal perto da Mundet, teremos um Pórtico da Câmara Municipal do Seixal a assinalar o ponto de partida).
Horário da Concentração: 07:00h da manhã
Horário para os Discursos e entrega dos bens à instituição: 07:45h
Horário da Partida : 08:00h (em ponto)
Meio de transporte:Bicicleta, pode ser de estrada (preferencial), Btt, etc....

Iremos passar pelas seguintes localidades: 

Seixal (Partida e 1a entrega de produtos a Instituição), Torre da Marinha, Paio Pires, Quinta do Conde, Quinta do Anjo, Palmela, Volta da Pedra, Poceirão, Fernando Pó, Pegões, Vendas Novas, Montemor o Novo (Primeiro abastecimento, e 2a entrega de produtos a Instituição), Évora (Praça do Giraldo, 2o abastecimento e 3a entrega de produtos a Instituição), São Miguel Machede, Redondo (N 38° 38 ́43.5" + W 007° 32 ́45.6" , isto será ao Km 170), Orvalhos, Hortinhas e Terena/Alandroal (chegada oficial no Largo em frente ao Santuário da Boa Nova, 4a e última entrega de produtos a Instituição)

Nós por cá sentimo-nos ligados a este projecto, pela paixão pelas bicicletas que o pai da família tem desde a infância, pela ligação com o Seixal, terra Natal da mãe, e pela nossa ligação pessoal de toda a família com a instituição que irá receber o primeiro cabaz [a instituição que "trouxe" o meu irmão mais novo para a nossa família!].

Por isso, lá estaremos, uns de bicicleta, outros de carro de apoio, a participar e acompanhar um evento que nasceu pequenino, e em apenas 5 anos já atingiu uma dimensão considerável!

Mais informações na página de facebook do evento: https://www.facebook.com/seixalterena

e claro, reportagem em directo no nosso instagram, no próximo sábado a partir das 8h da manhã!

Sem comentários: