O Desfralde dos gémeos - Dia 2

Passado o primeiro impacto, ontem lá fui eu, morta de curiosidade, buscá-los à creche! Quando cheguei, lá estavam eles de cuecas e calças de fato de treino! Durante o dia os descuidos duplicaram. Houve um xixi durante a actividade de pinturas da manhã, e outro durante o almoço. Dá para perceber que quando estão mais distraidos, lá vem um xixi!

Saímos da creche, e no caminho foram muito bem. Como ainda era cedo e estava sol, pediram-me para ir ao parque, e eu disse-lhes que sim! Voltei a relembrar que estavam sem fraldas e não podiam distrair-se, e disse-lhes que quando chegássemos ao parque, antes de irem brincar, íamos à casa de banho fazer um xixi pequenino. Disseram os dois que sim! 

Chegámos, tirei o Daniel do carro, e quando fui tirar a Carolina, ela diz-me que tem xixi nas cuecas... Gelei! O Daniel já estava na rua, e ela estava de facto molhada. Abri rapidamente as mochilas para ver se tinha sobrado alguma roupa lavada e se podia troca-la ali logo, e nada! Só roupa suja! Tive que voltar a pôr o Daniel no carro, inconsolável, e levá-los para casa. Já na escada do prédio, ao começarmos a subir as escadas, foi a vez do Daniel. Fez um xixi enorme e ficou com as calças ensopadíssimas! Nitidamente porque não se aguentou mais. Ficou super aflito, a chorar, a dizer que não queria estar molhado e que queria trocar a roupa. Foi dificil convencê-lo a subir as escadas. Ultrapassada esta subida dificil, chegámos a casa e fomos logo para cima, despir e tomar uma banhoca! O projecto parque infantil ficou anulado, e combinámos que em alternativa íamos os três brincar para o quarto dos brinquedos depois do banho.

Enquanto se despiam, a Carolina [que teimou que não queria fazer xixi na sanita], fez mais na roupa. E pior... quando se despiu, ainda fez mais no chão. Fiquei mesmo com a sensação que o fez propositadamente. Ria-se muito e estava feliz da vida a dizer que tinha feito xixi! Confesso que me irritou, mas tive que arranjar maneira de me controlar. Tomaram banho, e voltaram à fralda.

De manhã, acordaram com as fraldas mesmo muito cheias! Normalmente já não tinham fraldas com tanto xixi de manhã, mas esta noite fizeram muito. Isto leva-me a crer que a noite ainda vai ser dificil de controlar sem fraldas, pelo menos para já.

Antes de se vestirem, o Daniel ainda fez coco na fralda, porque não quis mesmo ir à sanita. Insitimos muito, e íamos despi-lo para o levar mesmo sem querer, mas já não fomos a tempo, ele tinha feito. A Carolina foi duas vezes à sanita e fez xixi das duas vezes. Vestiram-se e saímos. 

A viagem correu bem, chegaram à creche sequinhos, e tal como ontem, fomos directos para a casa de banho. Fizeram os dois xixi, e foram para a aula de música.

Tenho quase a certeza que a aula de música deve ter sido o primeiro descuido do dia de hoje! Adoram estas aulas, e ficam tão alheados a cantar, que não creio que consigam lembrar-se de não fazer xixi na roupa. Veremos!

[E vocês, confessem lá que não estão a adorar estes meus posts a falar de xixi e cocó!]

11 comentários:

Patricia Pinto disse...

Bom, nisto como em tudo o que diz respeito aos filhos, cada um (pais) é que sabe e faz como entende, e de acordo com o ritmo de cada filho.
Eu posso dizer-te que com a minha mais velha foi simples e fácil e quando tirou (ainda não tinha dois anos) foi de vez. A mais pequena, só agora no verão conseguimos (com quase 3 anos!) e mesmo assim quando se distrai a brincar lá sai um pinguito!
Já perdi a mania de andar sempre a perguntar e deixo que seja ela a dizer quando quer fazer. E lá vai resultando!
Agora iniciamos o desfralde da noite, porque ela já há bastante tempo que não molhava fraldas, e se na primeira noite correu lindamente, ontem não a pus a fazer xixi a meio da noite quando ela choramingou e hoje Às 6 da manhã tínhamos uma mijadela na cama! Mas isto é um processo gradual e cada miúdo reage à sua maneira!
Vais ver que eles no colégio acabam por se habituar melhor e ficas só com a tarefa da noite! ;)
Beijinho!!!!!!!

margarida disse...

Eu estou a adorar e muito curiosa com a evolução. Tenho um filho que fez dois anos em dezembro e estou a ver se ganho voragem para começar o processo. Tentei no verão do ano passado mas tive de desistir.
muito em breve vou recomeçar mas ele resiste tanto à sanita e ao pote que acho que vai ser complicado... a ver vamos

sandra disse...

É mesmo assim quando eles estão demasiado interessados em algo ou muito distraídos a brincar lá se descuidam, custa é cansativo mas tem de ser com a persistência, boa sorte

margarida disse...

Eu estou a adorar e muito curiosa com a evolução. Tenho um filho que fez dois anos em dezembro e estou a ver se ganho voragem para começar o processo. Tentei no verão do ano passado mas tive de desistir.
muito em breve vou recomeçar mas ele resiste tanto à sanita e ao pote que acho que vai ser complicado... a ver vamos

Patrícia Bejinha disse...

Sara, eu que ando no mesmo há quase 3 semanas, quando iniciei senti-me tão frustrada que pesquisei por blogs sobre o assunto até me sentir "normal". :) Acho que no 2º dia sem fraldas liguei à minha mãe a chorar :D (e só tenho uma filha em modo desfralde!)

Eu sei que nenhum miúdo é igual, mas posso deixar-te a minha experiência que está fresquinha: A minha Maria nunca deu sinal de querer tirar a fralda, ela nem sequer nunca se importou de fazer cocó na fralda e sentar-se em cima! Também fiz como vocês, assim "À maluca", e a verdade é que em 2 semanas ficou uma pró das cuecas, estamos na 3ª semana e continuam a ocorrer descuidos com xixis principalmente quando está muito entretida a brincar. Normal.
Acertou com os xixis muito bem no final da 1ª semana, no entanto inibiu-se de fazer cocó. O que me deixou preocupada. Quando não aguentava mesmo mesmo fazia nas cuecas. Isto deve ser muito anti-pedagógico mas eu prometi que quando ela fizesse sempre cocó e chichi no penico que lhe comprava a Ana e a Elsa. Acho que resultou. :D A Ana já tem, a Elsa andou esgotada mas já vem a caminho para ser prenda deste fim de semana.
A Maria também usou o "mijei-me pelas pernas abaixo" para tentar "alvejar-me" durante uma birra. A verdade é que conseguiu mas claro que não lho mostrei.

Num instante está tudo passado! Olha que eu já nem me lembro muito bem que há pouco mais de 2 semanas andava a fazer o serão a lavar roupas com cocós e chichis em vez de estar esticadinha no sofá :)


Coragem, respira fundo e sorri claro! (ainda que nem sempre apeteça!)

(ah, por conselho da Educadora, não vamos tirar para já a fralda da sesta nem tampouco a da noite!)

Ana Rodrigues disse...

E que truques usam estas mamãs para idas a WC's públicos?

Vou começar agora o desfralde esta, confesso, é uma questão que me faz confusão?

Definitivamente São Dois disse...

Patricia não me posso queixar :) Tem sido mais ou menos tranquilo! E a Carolina já não quer a fralda à noite... tenho-a convencido porque ainda acorda muito molhada, mas ela reclama :) Beijinho

Definitivamente São Dois disse...

Margarida também já tinhamos tentado no ano passado e foi claramente cedo! Este ano esta a correr muito melhor! Aproveite o bom tempo e tente ver se ele já está preparado :) Beijinho

Definitivamente São Dois disse...

Sandra obrigada! Tem corrido bem! Há distrações mas são cada vez menos :)

Definitivamente São Dois disse...

Patricia obrigada! É mesmo verdade que temos que ter coragem e respirar fundo perante os descuidos! Ao fim da primeira semana parece-me que o balanço está a ser super positivo! O cocó ainda é feito an fralda de manhã, logo a seguir a acordar, e quando não o fizeram assim acabou nas cuecas, mas acho que e normal e há que lhes explicar que é normal para não ficarem aflitos :) Havemos de lá chegar! Beijinho

Definitivamente São Dois disse...

Ana Rodrigues, confesso que casas de banho publicas me assustam bastante! A sua maioria são muito pouco limpas e não estão preparadas para crianças! Como ainda sou verde nestas lides, as vezes que tive necessidade de os pôr a fazer xixi fora de casa foram na rua, e foi na rua que fizeram! Não é o ideal, mas para já prefiro! Beijinho