Os vossos filhos sabem que as árvores um dia já foram pequeninas?

Os meus filhos estão numa fase em que praticamente todos os dias descobrem coisas novas. Surpeendem-se com uma borboleta a voar, com uma aranha que encontram numa pequena teia num canto da garagem, com o vento a fazer voar as folhas. Estranham os ramos de árvore que vêem pelo chão no dia em que os senhores da câmara vão fazer poda de árvores para o nosso bairro. Tudo exige explicação, tudo precisa de ser absorvido e aprendido.

A nós, dá-nos imenso prazer proporcionar-lhes experiências novas, acompanhar esta aprendizagem permanente, ensinar-lhes coisas simples da vida. Por isso, foi com muito prazer que aceitámos o convite para fazer parte de um grupo de pessoas que no sábado passado - Dia Mundial da Árvore, saltaram cedinho da cama para passar a manhã no Parque Natural Sintra-Cascais, a fazer uma plantação de árvores.

 

A Água Serra da Estrela e a IKEA reuniram 150 colaboradores no Parque Natural de Sintra Cascais para plantar mais de 200 novas árvores. Os colaboradores convidaram os seus familiares e amigos a juntarem-se ao Projeto de Reflorestação que as suas empresas iniciaram já em 2011, contribuindo assim para a plantação de 200 novas árvores, entre elas Amieiros e Sabugueiros, nas margens da linha de água do Monge, no Parque Natural de Sintra Cascais. Foi a este grupo que nos juntámos!


Foi um dia diferente passado no terreno e onde todos vivemos a experiência de plantar uma árvore em família, com a ajuda dos técnicos do Parque, recuperando uma área muito atingida pelos temporais de 2013 e 2014. Na nossa família, a única pessoa que já tinha participado em diversas acções de plantações de árvores era a mamã, que quer pelo trabalho quer pelos anos em que foi escuteira, já esteve envolvida em inúmeras iniciativas do género, pelo que foi uma experiência nova para os filhos mas também para o pai!

 
No âmbito desta parceria, até ao final do ano, vão ser ainda plantadas 35 000 novas árvores em locais lesados por incêndios e tempestades onde se destaca a Serra da Estrela e a Serra da Malcata. O Projecto de Reflorestação tem por base a venda de Água Serra da Estrela nas lojas IKEA - por cada 30 garrafas da Água Serra da Estrela vendidas nas lojas IKEA é plantada uma árvore. No final do ano é feito um balanço e dá-se início ao levantamento das necessidades florestais resultantes dos incêndios e tempestades que deixam as nossas florestas mais pobres. A iniciativa das duas empresas até ao momento já contribuiu para a plantação de 67 mil árvores em Portugal.


Por isso, deixo a dica! Quando visitarem uma loja IKEA, comprem [pelo menos] uma garrafinha de água Serra da Estrela, e dêem o vosso contributo para esta campanha!

Pela nossa parte, o objectivo foi mais do que cumprido, porque os meus filhos repetiram durante os dias seguintes, que as árvores são pequeninas, e que vão demorar muito tempo a ficar grandes! Na segunda feira de manhã, o Daniel perguntou-me:

" - Mamã, não há creche?
- Há filho, hoje já há! 
- Não quero mamã! Quero ir plantar árvores!"

Será que ele gostou da actividade do fim de semana??

Sem comentários: