Sotão no céu!

Sotão no céu é mais do que um livro infantil. São contos que envolvem características de personalidade de 8 meninos: 

"A curiosa Matilde, que se senta na sombra fresca da oliveira à espera do amor. O guerreiro Salvador, que diz ser seu um rio onde a magia e o improvável vem desaguar. A doce Mariana, que tem na lua a certeza da amizade. O corajoso Diogo, que embarca num voo alado e sonhado à terra distante do Pai Natal. A terna Sofia, capaz de tudo transformar. O aventureiro Guilherme e o determinado Duarte, iguais no aspecto, opostos no ser. A sábia Joana, que da saudade faz eternidade. Meninos que te esperam num sótão no céu que podes visitar. 
- Entra, deita-te nessa nuvem de algodão e se puderes fica em silêncio, vais ouvir uma história."

Escrito por Sandra Januário, com prefácio de Pedro Abrunhosa, foi lançado em Dezembro passado e está a ser um verdadeiro sucesso. É da Chiado Editora.

Pelas razões óbvias, qualquer livro que tenha alguma coisa a ver com gémeos, chama-me imediatamente a atenção. Na história de Sótão no Céu, encontramos o Guilherme e o Duarte, gémeos idênticos, mas com personalidades completamente diferentes. Estes dois personagens foram inspirados em dois rapazes gémeos, com estes mesmo nomes, cujos pais foram meus colegas de faculdade! E o Salvador, foi inspirado no irmão mais novo dos gémeos! (O que faz com que o livro me cative ainda mais!)


"A ideia da autora, foi abordar temas que normalmente não se falam com as crianças. A morte, a diferença ou a diversidade, a deficiência, os sentimentos, etc. Na história do Du e do Gui é o facto de serem tão diferentes e tão iguais, o oposto que se toca e que se complementa. O poder ser diferente mas ainda assim próximo e com os mesmos objectivos. Na história do Salvador, a ideia é mostrar às crianças que o facto de termos uma deficiência não nos faz menos que os outros, apenas e só diferentes ou especiais. Ao contrário do menino da história o Dôdô não é surdo, mas o que inspirou a autora foi a maneira como ele expressava sentimentos e afectos com pessoas com quem não tinha intimidade, muito antes de conseguir verbalizar uma única palavra. Ela chama-lhe o príncipe dos abraços perfeitos. E é assim que surgiram todos os contos por alguma particularidade das crianças que são todas reais e bem próximas da Sandra!"

[Obrigada Carla por me "apresentares" a este livro!]

Um livro sobre crianças reais, para crianças reais, de simples leitura e que aborda questões que poucos livros infantis abordam!

Podem seguir a página de facebook oficial aqui.

Sem comentários: