Surto de gripe: vamos reforçar o sistema imunitário?

Segundo a previsão da Direção Geral da Saúde (DGS), é esperado um surto de gripe para o final deste mês. Enquanto navegava pela internet, descobri um artigo, no blog em forma, onde sugeriam sopas de reforço do Sistema Imunitário, que nos ajudam a passar um Inverno sem as preocupações das constipações e estados gripais.

Estas sopas, são ricas em antioxidantes, cuja base é cebola, alhos e cogumelos frescos. Alimentos que reforçam o sistema imunológico, por apresentarem na sua composição nutricional, selénio, vitaminas A, C e E. São, ainda alimentos de ação antiviral e antibacteriana.

Cá por casa já andamos todos ranhosos e com dor de garganta, por isso o melhor é fazer uma sopa destas já hoje! Vamos escolher? Eu vou começar por experimentar a última receita!



Creme de Couve Portuguesa com Feijão Branco

Ingredientes:
− 310g de Couve Portuguesa
− 80g de Cogumelos frescos
− 210g de Cebola
− 10g de Alhos
− 110g de Feijão Branco
− 30g de Azeite Extra Virgem
− 1100ml de água
− Sal a gosto

Confecção:
Escolha as folhas da Couve. Lave-as bem e coloque numa panela, juntamente com os cogumelos frescos, lavados previamente, com a cebola e os alhos. Acrescente a água, mas não em demasia, para que a sopa não fique demasiadamente líquida. Deixe levantar fervura, e assim que entre em ebulição, passe para lume brando e contabilize cerca de 20 min. Triture de forma a obter um puré, não demasiadamente fino e, acrescente o feijão branco. Para a confeção desta sopa, optámos por utilizar feijão branco enlatado, que já está cozido, pelo que deixámos apenas por mais 5 minutos em lume brando.
Por fim, antes de desligar, acrescente o fio de Azeite e tempere de sal. Sirva quente.

Creme de Alface com Couve-Roxa

Ingredientes:
− 150g de cabeças de Nabo
− 310g de Cebola
− 80g de Cogumelos frescos
− 15g de Alhos
− 110g de Alface
− 80g de Couve-Rôxa
− 30g de Azeite Extra Virgem

Confecção:
Descasque os nabos e passe-os por água. Coloque-os numa panela juntamente com a cebola, os cogumelos frescos e os alhos. Escolha as folhas de Alface, lave-as bem e junte aos restantes legumes. Acrescente água, mas não em demasia. Deixe levantar fervura. De seguida, deixe cozer cerca de 20 min em lume brando. Por fim, acrescente a couve-roxa, finamente cortada (como se fossem tiras de caldo verde). Deixe cozer, por 15min. Acrescente, antes de desligar, o fio de Azeite e o sal a gosto. Sirva quente.


Creme de brócolos aromatizado com gengibre

Ingredientes:
− 1 ChuChu (260g)
− 130g de Cogumelos frescos
− 200g de Cebola
− 10g de Alhos
− 230g de Brócolos
− 30g de Azeite Extra Virgem
− Gengibre a gosto

Confecção:
Coloque numa panela, a cebola em cubos, os alhos, os cogumelos frescos, os brócolos e o chuchu (que pode manter a pele, no caso do chuchu verde). Acrescente a água, mas não em demasia. Deixe levantar fervura. De seguida baixe o lume e deixe cozer em lume brando durante cerca de 20/ 25min. De seguida passe a base preparada. Caso disponha de um robot de cozinha triture, na velocidade máxima, de forma a conseguir um creme leve. Adicione o fio de azeite e tempere com sal. Por fim, antes de desligar, acrescente o gengibre ralado a gosto.

Creme de Cenoura com apontamentos de Rebentos de Soja

Ingredientes:
− 85g de Cogumelos frescos
− 260g de Cenouras
− 15g de Alhos
− 260g de Cebola
− 330g de Couve Flôr
− 30g de Azeite Extra Virgem
− 100g de rebentos de soja frescos

Confecção:
Corte em cubos todos os legumes, exceto os rebentos de soja. Acrescente a água, mas não em demasia e, deixe levantar fervura. De seguida baixe o lume e deixe cozer em lume brando durante cerca de 20/ 25min. De seguida passe a base preparada. Caso disponha de um robot de cozinha triture, na velocidade máxima, de forma a conseguir um creme leve. Adicione o fio de azeite e tempere com sal. Por fim, acrescente os rebentos de soja (caso sejam muito grandes, corte em fragmentos não muito pequenos). Estes não devem cozer. (se desejar guardar a sopa no frigorifico, em caso de sobrar, deixe cozer durante 5 minutos os rebentos de soja).

Creme de nabos aromatizado com cogumelos e coentros

Ingredientes:
− 200g de Cebola
− 370g de Nabos
− 30g de Alhos
− 100g de Cogumelos frescos
− 30g de Azeite Extra Virgem
− 1 raminho de Coentros

Confecção:
Corte em cubos todos os legumes, exceto os coentros. Adicione a água, mas não em demasia e, deixe ferver. De seguida baixe o lume e deixe cozer em lume brando durante cerca de 20min. De seguida passe a base preparada. Caso disponha de um robot de cozinha triture, na velocidade máxima, de forma a conseguir um creme leve, quase espuma. Adicione o fio de azeite e tempere com sal. Por fim, acrescente os coentros finamente cortados.

Sem comentários: