#6 As minhas receitas | Bolonhesa de Legumes [Desafio LIDL - Receitas para as nossas estrelinhas]

Para mim, não há nada mais importante que a minha família! Desde o momento em que fui mãe, tudo gira à volta dos meus filhos, todas as rotinas são adaptadas às necessidades deles, e todas as prioridades passam por eles. Tal como lá em casa, no Lidl a família também está em primeiro lugar!  Sabem que quando existe um bebé (ou no nosso caso, dois!) em casa, é para ele que todas as atenções e cuidados naturalmente se dirigem. Por isso mesmo vão promover uma semana dedicada aos Bebés e Crianças, de dia 8 a 14 de Janeiro.

Nesse contexto, desafiaram-me a participar no desafio "Receitas para as nossas estrelinhas",  que implicou criar uma receita original para crianças, onde se destaca a qualidade e frescura. Eu que adoro cozinhar, aceitei de imediato! As receitas estarão em votação durante uma semana na página de facebook do LIDL (podem e devem passar por lá para deixar o vosso voto!).
A receita que concebi, pretende juntar uma coisa que a generalidade dos miúdos adora - carne à bolonhesa, com outra que a maioria não gosta nada de comer - legumes! No meu caso nem tenho grandes problemas, porque quer o Daniel quer a Carolina são bons garfos e comem um pouco de tudo, mas sei que a maioria das crianças não simpatiza especialmente com legumes. Vamos conhecer a receita?



Bolonhesa de Legumes
Ingredientes:
Para a carne
1 embalagem de carne picada de novilho
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
4 colheres de sopa de azeite
6 colheres de sopa de polpa de tomate
4 colheres de sopa de vinho branco
Sal q.b.
Para os legumes
2 batatas médias
1 cenoura grande
6 feijões verdes
1 chávena de chá de ervilhas
2 ovos
Preparação:
Colocar num tacho antiaderente a cebola e os dentes de alho picados finamente, o azeite e a folha de louro. Deixar alourar em lume brando. Juntar a carne, o tomate, o vinho branco e temperar com sal a gosto. Deixar cozinhar em lume mínimo, mexendo de vez em quando. Pode ser necessário acrescentar mais polpa de tomate e mais vinho branco, caso se pretenda uma carne com mais molho. Rectificar temperos se necessário.
Enquanto a carne vai cozinhando, descascar os legumes, cortar as batatas e as cenouras em cubos e o feijão verde em pedacinhos. Colocar tudo num tacho com água e sal e cozer. Deixar arrefecer, descascar os ovos e reservar.
Quando a carne estiver cozinhada, retirar a quantidade desejada para uma frigideira. Colocar uns minutos em lume mínimo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, juntar os legumes cozidos, e cortar o ovo em pedacinhos. Misturar tudo muito bem, e deixar adquirir os sabores durante alguns minutos.
Lá por casa a receita fez imenso sucesso, e os miúdos comeram tudo num abrir e fechar de olhos, enquanto enumeravam os legumes que iam comendo. Sou muito apologista de servir legumes cozidos como acompanhamento, e esta é uma forma mais agradável de os oferecer aos nossos filhos, que os apreciam com mais satisfação!

Sem comentários: