#5 As minhas receitas | Broinhas de especiarias [Post com dedicatória]


 umas semanas atrás, resolvi aceitar o desafio da Ana e do Gabriel, do Blog Da Nossa Cozinha, e aderir ao Amigo Blogger Secreto! Achei a ideia girissima, porque não implica trabalho nenhum de especial, e torna-se numa forma diferente de partilha, para com o amigo que me calhou, e com todos vós que me lêem! Soube logo qual era a receita que queria partilhar, e hoje, o dia determinado para a nossa "festa", aqui estou, a desvendá-la, e a dedica-la à Raquel do Blog Amor às Camadas


Eu não conhecia o Blog da Raquel, e da primeira vez que o fui visitar rendi-me logo... as receitas que ela publica, são de fazer crescer água na boca! Dêem uma espreitadela que vale mesmo a pena! O facto de estar a dedicar uma receita a uma expert, confesso, deixou-me nervosa! Afinal, quem sou eu para sugerir receitas a uma master?! Mas cá vai! Espero que ela goste, que vocês gostem, e que a receita da avó Celeste vos encha as medidas tanto como me enche a mim!

Mas vamos lá à nossa receita! Falo das Broinhas de especiarias da minha avó Celeste! Estas broinhas, tradicionalmente são feitas pelo 1 de Novembro, e há quem lhes chame broas dos santos. Eu (que sou suspeita, porque as adoro!) acho que têm tudo a ver com a altura do natal, que são uma excelente variação à Broa Castelar (que não me enche nada as medidas) e ficam bem em qualquer ocasião! São por excelência um bolo de Inverno, que sabe bem com um chá quente à lareira!
A ilustração fotográfica não é minha, porque as fotos que tinha eram péssimas e não consegui fazer as broas para fotografar a tempo! 
Broinhas de Especiarias
Ingredientes:
1 litro de café
750g açúcar amarelo
1 pitada de sal
1/2 litro de azeite
3 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de chocolate em pó
Cravinho q.b.
1kg de farinha

Preparação:
Deitar para uma panela todos os ingredientes excepto a farinha, e cozer em lume brando durante 10 minutos. Juntar a farinha, misturar bem e levar novamente ao lume, até ficar em ponto de formar bola de massa. Deve ser mexido frequentemente para avaliar a consistência.

Deixar arrefecer, e moldar pequenas broas com as mãos. Dispôr num tabuleiro de forno e levar ao forno a 180C. 

Nota: O tempo de cozedura depende de querermos obter broas mais macias ou mais rijas. Eu costumo tirar quando ficam douradas, para que fiquem macias.

Depois de arrefecer, colocar o equivalente a 6 cafés numa taça, e açúcar branco noutra taça. Passar as broas por café primeiro e depois envolver em açúcar.

Espero que gostem, e que façam como nós, usem e abusem destas broinhas todos os Invernos! Boas Festas, um beijinho para todos os participantes deste Amigo Blogger Secreto, um beijinho especial para a Raquel e outro para a Ana e o Gabriel!!

1 comentário:

Raquel Raminhos disse...

Adorei estas broinhas e é mesmo uma receita que quero fazer em breve para experimentar. Estas receitas de família são tão especiais!!! Trazem história e sabores e cheiros carregados de memórias... Adorei a minha prenda do amigo secreto!! :) E não sou nada expert nenhuma!!! Apenas, quando se fazem as coisas com gosto, elas correm bem... Depois mostro como ficaram as minhas broas! Beijinhos :)