#30 Solidariedade | Dia Nacional do Pijama

Pelo segundo ano consecutivo, a creche onde os miúdos andam aderiu ao Dia Nacional do Pijama! Neste dia, crianças e adultos... vão para a creche de pijama! Os miúdos cá de casa já sabiam que este dia ia chegar, já tínhamos conversado sobre isso, já tinham recolhido moedas para a casinha dos pijamas junto de familiares e amigos, mas hoje de manhã, ainda ficaram um pouco baralhados com a saída de casa de pijama! Mas afinal, o que é o Dia Nacional do Pijama? O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças. Neste dia, as crianças até aos 10 anos (este ano, foi alargado às crianças do 1º ciclo), nas escolas e instituições participantes, de todo o país, ou de países onde há portugueses, vão vestidas de pijama para a escola e passam assim o dia, em atividades educativas e divertidas até regressarem a casa.

O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de Novembro de cada ano. Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras podem também organizar, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas propostas pela Missão Pijama. Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família". O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida

Cá em casa ainda não chegámos à fase das perguntas difíceis, pelo que ninguém perguntou porque é que raio toda gente andava de pijama hoje! Mas a Patricia, que tem um filho mais crescido, já teve que lidar com esse género de pergunta, e explicar de forma simples, de que se trata afinal este Dia Nacional do Pijama. É importante que desde pequeninos tomem consciência de que existem realidades muito diferentes das deles.

Por cá, a maior dificuldade foi conseguir que ficassem os dois sossegados por meia dúzia de segundos, para os fotografar à saída de casa, ambos de pijama (e de galochas, porque "tá chuba mamã, não ténis! Boootaaassss!"), e com o boneco que escolheram levar com eles: o crocodilo Theo, de que já vos falei aqui, o nosso inspector dos dentes!



Pijamas (do ano passado) e galochas, Zippy Kids Store!



1 comentário:

Bicharocos Carpinteiros disse...

É verdade! Não é nada fácil, mas é exatamente como dizes :
"É importante que desde pequeninos tomem consciência de que existem realidades muito diferentes das deles."
Um beijinho grande a todos

PS - E prepara-te, que eles crescem rápido e fazem perguntas bem difíceis...