#26 Solidariedade | Em visita aos Bombeiros de Palmela!

Lembram-se que há umas semanas atrás, vos falei aqui, de como poderíamos ajudar os Bombeiros Voluntários? O facto é que o calor este ano tem andado meio envergonhado, e isso faz com que a incidência de fogos florestais esteja a ser inferior à do ano passado. Ainda assim, os Bombeiros desenvolvem um trabalho que merece todo o nosso apoio e admiração.
A Carolina e o Daniel, como a maioria dos miúdos, têm um fascínio por ambulâncias e carros de bombeiros. Nas férias, até ás pickups dos nadadores salvadores ou da policia maritima, que passavam regularmente na praia, para eles, eram "nónis"!
Enquanto o bom tempo se vai mantendo por cá, temos tentado fazer programas de fim de dia com eles. É bom para todos, pois ajuda a prolongar ligeiramente a sensação de que ainda temos tempo para estar em familia, mesmo com trabalho e a creche no resto do dia. Ontem tinhamos um programa previsto, que foi adiado, pelo que decidimos concretizar uma visita que já tinhamos programado fazer há bastante tempo: fomos visitar a Corporação de Bombeiros de Palmela.


Embora ao inicio a vergonha tomasse conta dos miúdos, rapidamente passou, e ainda nos rimos, com a infinita paciência de quem nos acompanhou na visita - O Bombeiro Paulo, que perguntava em que carro se queriam sentar a seguir, os mudava de carro para carro, de camião para camião, de ambulância para ambulância, os punha a tocar as sirenes e a falar nos radios dos carros!



Eles adoraram, (claro!) e a dificuldade foi convencê-los a ir embora! Tivémos que prometer que íamos lá mais vezes! Os sorrisos e o brilho nos olhos marcaram o resto do dia, e quando foram para a cama, ainda falavam no Paulo!




Durante a hora de jantar, expliquei-lhes que os bombeiros levavam as pessoas que tinham dói-dói no tinóni para o senhor doutor, e que apagavam os fogos quando as árvores coitadinhas estavam a ficar muito quentes! Não tenho a certeza que tenham percebido bem a questão do fogo, mas a parte das ambulâncias perceberam, porque hoje de manhã já passámos por uma no caminho e eles disseram que era um dói-dói! Queremos que eles saibam valorizar as coisas que merecem ser valorizadas, e conhecer o trabalho dos bombeiros é uma boa forma de introduzir este tema!



Obrigada ao Paulo e à Carla, que nos acompanharam e mimaram a Carolina e o Daniel!

2 comentários:

Timido disse...

Este teu post está espectacular...
Acho uma optima forma de passar tempo em familia, e de fazer perceber os mais pequenos a importancia de determinadas tarefas da sociedade...
Para além disso parece que foram a uma corporação onde foram muitissimo bem recebidos, o que tornou o vosso relato mais bonito com as fotos e muito engraçado de ler...
Obrigado pela tua companhia (através do blogue e do facebook, claro...)

Definitivamente São Dois disse...

Obrigada a ti por seguires o nosso blog! E por comentares! Beijinhos