Do desfralde

Depois de várias semanas de treino de desfralde na creche, hoje foi dia de imitar a rotina cá em casa! Acordaram, tiraram a fralda e vestiram cuecas! (Medo!)

Na creche o Daniel nunca fez nada nas cuecas, e faz xixi e cocó na sanita. A Carolina fez xixi nas cuecas umas duas vezes, e depois passou a fazer na sanita, e o cocó é que ainda se mantinha a fazer na fralda.

Cá em casa, falta-lhes a rotina, o habito, os outros meninos a fazerem o mesmo, e a coisa não correu bem. 

Depois de vestirem as cuecas, descemos e fomos sentar-nos a tomar o pequeno almoço. Quando passado uns minutos olhei para o Daniel, achei que os calções do pijama estavam muito "colados" às pernas, e voilá! Primeiro xixi. Foi para cima com o papá, limpou-se e mudou de cuecas e de pijama. Chegou cá abaixo, e nem 2 minutos depois pediu xixi. Quando chegou à casa de banho para despir e fazer, já tinha feito! Resta saber se quando pediu já tinha feito ou se fez pelo caminho. 

A Carolina aguentou mais tempo. Pediu para fazer duas vezes, e em nenhuma delas fez nada. Passada uma hora e pouco, veio ter comigo à cozinha e disse "xixi mamã!" E não era a pedir... Já tinha feito nas cuecas.

Na creche a rotina de desfralde acaba na hora de almoço, em que voltam a pôr a fralda para comer e dormir a sesta. Cá em casa acabou um pouco mais cedo, e três pijamas e três cuecas mais tarde, ficaram os dois de fralda o resto da manhã! Cada coisa a seu tempo, e nisto das fraldas há que ter calma e muita paciência!

3 comentários:

Helena Neto disse...

Na creche do Vasco e do Xavier também começaram e ainda tive esperança... mas cá em casa a coisa também não resultou. Parece-me que ainda são muito imaturos para o desfralde. Concordo contigo: calma e paciência ;)

Isa disse...

Muita paciência e muita roupa! :D

CS disse...

A minha anda em casa, não tenho experiência da creche.
Com 2 anos e meio decidi tirar a fralda durante o dia.
Houve alguns deslizes semelhantes ao que descreve. O xixi que já tinha chegado, o xixi na sala, no pátio, no quarto e até no centro comercial. Nunca stressei. É muito normal. É importante eles sentirem isso. Com tempo lá chegam. No espaço de 1 mês está regularizado. Fralda para dormir, mais nada. Até já arrisquei andar de avião com ela sem fralda... correu bem. No início lembrava-lhe muita vez e ela nunca queria ir fazer. Quando queria já era. Agora é ela que pede.
Boa sorte