E porque chegou o Verão...

... há exactamente uma semana (embora não pareça!), chegou a altura de pensar em gozar o bom tempo! E porque praia é sinónimo de banho de mar, e este ano já começaram as noticias de tragédias no mar, há que ter as devidas precauções! O LIDL lançou uma campanha de responsabilidade social com esse objectivo, que espero sinceramente que tenha o maior sucesso!
 
Começaram no dia 19 de Junho, na praia de Carcavelos, as ações de formação “Surf Salva” para surfistas sobre salvamento e suporte básico de vida a banhistas, resultado de uma parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e o Lidl Portugal. O objetivo deste projeto é reduzir o número de afogamentos e ensinar os surfistas que estão todos os dias nas praias, em conjunto com os nadadores salvadores ou sozinhos, a salvar vidas, assegurando em conjunto praias mais seguras. 
O projeto “Surf Salva”, composto por duas fases, surge numa altura que se prevê uma época balnear complicada em termos de vigilância e salvamento marítimo, uma vez que os temporais de inverno provocaram grandes alterações no mar.
A primeira fase de formação decorreu em março deste ano num curso ministrado pelo Dr. David Szpilman, referência mundial no salvamento aquático e Diretor da Sociedade Brasileira de Salvamento aquático (SOBRASA), à equipa de examinadores do ISN e responsáveis de escolas de surf de norte a sul do País, num total de cerca de 60 participantes que posteriormente integraram o projeto. Esta formação incluiu a participação do Instituto Hidrográfico sobre o tema de análise das condições adequadas à prática de surf, e uma palestra da esquadra de helicópteros 751 sobre a forma correta de agir em caso de arrastamento e exemplos práticos na praia.  A segunda etapa do projeto arrancou com a 1ª formação “Surf Salva” e que decorrerá durante todo o verão, de forma itinerante, num período em que existe uma maior participação no Surf e maior afinidade com o tema, através de ações de sensibilização e formação aos alunos de escolas de surf, bem como aos praticantes de surf e bodyboard. As formações terão uma vertente teórica e outra prática e abrangerão técnicas de salvamento e aplicação do suporte básico de vida.
 
Ao abrigo da parceria com o ISN e do projeto Surf Salva, o Lidl irá alargar a área de intervenção para passar aos mais jovens regras para estar na praia em segurança, através do projeto “Turminha Do Surf” que irá decorrer em paralelo durante o Verão. Consultem as datas e locais das acções, e participem!