Dê sangue, Salve Quem Puder! A partir de hoje!

Há cerca de 4 anos atrás, fui confrontada de perto com uma pessoa que conhecia, que precisou de um transplante de medula óssea. Tornei-me dadora de medula, e de sangue, coisa que tinha planeado fazer desde que passei a barreira dos 50kg, mas que nunca tinha chegado a colocar em prática. Desde então, já dei sangue algumas vezes, embora não o faça há bastante tempo devido à gravidez e amamentação. Ainda assim, é um tema que todos devemos ter em mente. Hoje damos a um estranho, amanhã podemos ser nós a precisar, e ser o estranho a dar-nos a nós! Não dói nada, não implica qualquer risco, e limita-se apenas a um simples acto, que pode REALMENTE salvar vidas! Assim, quando recebi a comunicação da campanha, vesti literalmente a camisola, e fui imediatamente treinar com ela vestida!
 
Sabia que quando dá sangue está a salvar 3 vidas? Este é o número de pessoas que pode ajudar se der sangue de 30 de Junho a 12 de Julho nos vários Shoppings da Mundicenter. A 13ª campanha do Instituto Português do Sangue e Transplantação e da Mundicenter, tem este ano como embaixadores os actores Diogo Morgado e Paula Lobo Antunes e pretende chamar mais pessoas a contribuir com o mote “Dê Sangue, Salve Quem Puder”.
A campanha que decorre há 13 anos e que tem lugar no Amoreiras Shopping Center, Arena Shopping, Strada Outlet, Oeiras Parque, Spacio Shopping e Braga Parque, pretende este ano aumentar o número de dadores e rejuvenescer o target. “No Verão há sempre uma queda habitual nas colheitas pelo que é importante envolvermos todos os portugueses dando-lhes a possibilidade de, numa ida normal às compras, poderem ajudar a salvar vidas. O desafio é consciencializar aqueles que ainda não são dadores, nomeadamente os jovens, a serem-no e de forma  regular”, refere Patrícia Almeida de Sousa, Directora de RH e Comunicação.
Em 2013, nos shoppings da Mundicenter, 2.665 pessoas registaram-se como dadoras de sangue, sendo que mais de 50% foram do sexo feminino. Foram obtidas 1.939 unidades de sangue. 2% Foram dadores de 1ª vez. A nível nacional e também em 2013, 15% foram dadores de primeira vez, número que é urgente aumentar para que a sustentabilidade do sistema de recolha e dádiva de sangue seja assegurada.
Este ano a campanha teve o apoio de um grupo de parceiros que se juntou para a realização da campanha, a fim de ajudar o IPST na recolha de sangue este Verão. A convite do Instituto e da Mundicenter, a Todos.pt, um hub criativo baseado em Lisboa, cedeu o seu espaço para a sessão de fotografia com o Diogo Morgado e Paula Lobo Antunes. A maquilhagem ficou a cargo da maquilhadora profissional Sónia Godinho e a sessão fotográfica ficou nas mãos do fotógrafo Pau Storch da Magmaphoto. Destaca-se ainda o apoio da marca de roupa Springfield.
Por isso antes de ir de férias não se esqueça, dirija-se a um dos Shoppings Mundicenter e “Dê Sangue, Salve Quem Puder”. Para mais informações consulte www.mundicenter.pt.
 

Sem comentários: