Jantar de Dia do Pai, a dia 20 de Março!

Tinhamos um jantar de dia do pai planeado, mas devido a um pequeno imprevisto que vos hei-de contar, não o pudémos realizar! Assim sendo, e como ficámos sem babysitter para poder ir ao Black & White Ball do aniversário do Canal História, deitei mãos ao trabalho, e avançámos para o jantar de dia do pai, a 20 de Março!

A entrada, foi uma sopa que se faz muito lá em casa, e que gostamos muito! Creme de cenoura com coentros. Rápida e simples de fazer.

Creme de cenoura com coentros

Ingredientes
3 batatas médias
6 cenouras
1 cebola grande
1 molho de coentros
Água, Sal e azeite q.b.

Confecção
Descascar, lavar e cortar em pedaços todos os legumes. Colocar dentor da panela (usei a de pressão para cozinhar mais depressa) e cobrir de água. Temprar com sal a gosto. Depois de cozido, passar com a varinha mágica.

Sugestão de apresentação
Todas as sopas cremosas ficam bem com um detalhe especial por cima após servir. Ontem escolhemos pimenta preta moida no momento, mas deixo outras sugestões que funcionam muito bem: crouttons, fio de natas (tradicionais) ou colher de creme fraiche (natas batidas acidificadas), coentros ou cebolinho picados. Neste campo, a imaginação é o limite!

Nota:
Esta sopa fica igualmente deliciosa se acrescentarem 1 ou 2 pedaços de abóbora. Não o fiz, porque não tinha abóbora em casa.

Para o  prato principal, tinha comprado cogumelos Portobello no LIDL, e a ideia era recheá-los. Tinha uma ideia do que queria fazer, mas resolvi dar uma espreitadela na internet, para procurar uma receita que me convencesse. Não encontrei nenhuma, por isso inventei! Ficou delicioso, e uma coisa que ficou decidida, é que vamos começar a comprar estes cogumelos mais vezes!

Cogumelos Portobello recheados com bacon e legumes

Ingredientes:
folhas de espinafres - 2 mãos cheias
1 alho francês
1 embalagem de cogumelos portobello (3 unidades)
1 embalagem de tiras de bacon
Polpa de tomate
Vinho branco
Creme Fraiche
Sal e pimenta q.b.

Confecção:
Lavar as folhas de espinafres, cortar em rodelas finas e lavar o alho francês, retirar os pés dos cogumelos e colocar tudo numa frigideira. Saltear em azeite, sal e pimenta até ficarem amolecidos. Juntar 4 colheres de sopa de polpa de tomate e 1 chávena de café de vinho branco (estas medidas são indicativas, faço sempre tudo a olho!). Deixar apurar. Quando o molho estiver cremoso, acrescentar o bacon e deixar fritar. Retirar do lume quando começar a secar. Lavar os cogumelos e colocar num recipiente de forno. Recheá-los com o preparado e colocar uma colher de creme fraiche por cima. Levar ao forno a 180ºC cerca de 20 minutos.

Os ingredientes utilizados foram praticamente todos comprados no LIDL, porque no fim de semana passado me ficou em caminho parar na loja de Palmela. Não posso deixar de referir que fiquei muito surpreendida pela positiva com a secção de frescos. Particularmente nos legumes e vegetais, encontrei uma variedade de coisas pouco comuns, que não esperava encontrar, com uma qualidade muito elevada e bons preços! Parabéns ao LIDL! Se expressei a minha opinião menos positiva aqui, também o devo fazer quando encontro motivos para dizer bem! (E não! O LIDL não me ofereceu nada, nem estou a fazer publicidade paga!) 


Sem comentários: