Carta aberta ao LIDL Portugal

Caríssimos Senhores do Lidl Portugal,
 
tomei conhecimento da vossa campanha do Gang dos Frescos, e antes de mais nada, deixo-vos os meus parabéns! Os peluches são amorosos, estão extremamente bem conseguidos, têm um ar fofinho, e o conceito subjacente à campanha é importantíssimo! A vossa campanha, pode ser um excelente aliado de educação, para ajudar a que as crianças aprendam cedo a importância que os legumes e a fruta desempenham na nossa alimentação.
 
Isto seria tudo muito bonito, se os bonecos estivessem, por assim dizer, disponíveis. Senão vejamos:
 
A colecção tem 7 peluches. Idealmente, para pôr em prática os conceitos da alimentação saudável, e ensinar os meus filhos sobre o que devem consumir à refeição, eu precisaria de todos. Para obter apenas um dos peluches da colecção, teria que reunir 20 pontos, ou em alternativa, 10 pontos + 2,99€. Cada ponto, é obtido apenas a cada 10€ de compras.
 
Feitas as contas, para conseguirmos obter 1 dos peluches disponíveis, teríamos que gastar 102,99€. Isto, claro, já nem pondo a hipótese de obter 20 pontos gastando 200€ em compras, e tendo o acesso a ganhar 1 peluche grátis, porque feitas as contas, compensa sacar logo o peluche aos 10 pontos. Para obter a colecção completa, as opções são gastar 1400€ em compras, ou, na opção menos onerosa, 720,93€.
 
Face ao exposto, questiono-vos, se terão assim tantas pessoas, que num prazo de cerca de mês e meio, período de duração da campanha, gastem 720€ em compras? Sabem que o ordenado mínimo Nacional é de 485€, e que há uma elevada percentagem de Portugueses que usufruem desse avultado valor para gerir a sua vida? É que partindo do pressuposto que uma pessoa dita normal, fizesse no período de vigência da campanha, as compras do mês 2 vezes, a cada início de mês, implicaria gastar 360€ de cada vez.
 
Em minha casa somos 4 e 2 gatos. Dos 4 elementos do agregado familiar, 2 são bebés de 20 meses, o que implica compras de artigos que até são mais caros do que os bens de primeira necessidade dos adultos, e as compras do mês não são nem por sombras mais caras do que a prestação da casa. Ora, os 360€ que teria que gastar por mês para conseguir a colecção, são mais ou menos o dobro do que gasto em supermercado todos os meses. 
 
Eu não recebo o ordenado minímo nacional, mas lamentavelmente não posso oferecer aos meus filhos, a colecção de peluches giríssima, que o LIDL lançou no âmbito da campanha O Gang dos Frescos. Lamentavelmente, tenho que optar por arrastar os meus filhos aos berros para fora do LIDL, porque querem os peluches giros e educativos que espreitam a cada esquina dos corredores desta loja, e porque a mãe é má e não os compra! Nem unzinho só que seja para cada um. Porque isto de ter gémeos é muito bonito, mas implica muitas coisas a dobrar, e as birras estão incluídas nesta categoria.
 
Assim, e sendo que tomei consciência hoje, que a campanha termina dentro de 6 dias, e que neste momento a probabilidade de eu vir a ter um peluche que seja para os meus filhos é completamente remota, deixo-vos a dica:
 
Falai com o vosso pessoal do marketing, porque este género de campanhas deixam crianças e mães do nosso Portugal, revoltadas, amarguradas e injustiçadas!
 
Face ao exposto, fiquem sabendo que provavelmente deixarei de ser vossa cliente, sob pena de repetir a cena das birras nos próximos dias, ou de eu própria me sentir compelida a enfiar discretamente um bróculo e um alho (os meus preferidos), ou num momento de loucura quem sabe toda a colecção, dentro da minha gigante mala de senhora, e desatar a correr! Sim, porque os senhores polícias que costumam estar na linha de caixa que me desculpem, mas para além de 90% das vezes estarem a mexer no telemóvel com o dito escondido atrás do rádio da polícia (quiçá a ver o facebook), até à data, ainda não vi nenhum com ar de quem corra mais do que eu. Portanto... deixo o aviso... não me testem, vão perder!
 
Aproveito ainda para vos mostrar o estado da minha pobre caderneta, que ao ser consultada esta manhã, me impeliu a este desabafo escrito. Tenho dito!

40 comentários:

Patrícia Pinto disse...

Sara, partilho em absoluto da tua indignação!
Ainda hoje e pela enésima vez as minhas sairam a berrar... e os meus pais que até já têm alguns autocolantes estão a ter dificuldades em juntar 20 (pois pq tem de ser um peluche para cada neta)! As minhas cadernetas têm 4 cromos cada uma.... :(
É lamentável.

Nádia Piedade disse...

Os peluches são uma oferta para quem é cliente frequente , vejamos , quando vou ao modelo também não compro os brinquedos q lá estão expostos só pq os miudos fazem birra , sim , é verdade , fazer a colecção toda é completamente impossivel , eu tenho 2 filhos e eles já têm o morango e a cenoura .. mas isto pq há sempre pessoas q n querem os autocolantes e vão dando ás pessoas da caixa ... Mas é obrigatório fazer a colecção toda?? NÃO ... se meninos fazem birras?? paciência , se não afzem aqui no LIDL fazem noutra loja qlqr , por isso a culpa n é do lidl , senão todos os supermecados tinham culpa em ter os brinquedos expostos ;) .. Acho uma parvoice , se dão é pq dão , se não dão é pq não dão ... isto é uma OFERTA para quem lá faz compras !! nós n compramos os peluches , nós fazmeos compras e ao fim de 20autocolantes OFERECEM um peluche , só lá faz compras quem quer .. como no CONTINETE , não se queixam dos preços altos e ridiculos por vezes , mas como dão € no cartão nng se queixa .. enfim ...

Filipa Alexandra Marco Moita disse...

Lol

Ana Sofia Tapada disse...

Por estes mesmos motivos nao levo as minhas filhas ao LIDL!! sim, tb tenho gemeas... Felizmente graças a conhecidos que trabalham no LIDL, consegui ir fazendo a colecçao... tenho neste momento 6 bonecos, porque os conhecidos, guardam os pontos das pessoas que nao os querem para me dar... Basicamente o LIDL estava a pedir para ser enganado!!! Agora se abrem os olhos e baixam o valor dos bonecos vou la fazer um basqueiro monstro e ainda trago outra coleçao para casa....

Carla disse...

Este é, talvez, o desabafo mais disparatado que já li. A minha filha também me fala muitas vezes dos peluches, que gostaria de tar a coleção. Mas o LIDL não tem culpa de eu não conseguir completar a coleção - a promoção é o que é; quem quer participai, participa, que não quer, simplesmente ignora. Simples assim.

Sara disse...

Estava a ler este comentário e estava a pensar exactamente o mesmo que a Carla e a Nádia e a pensar "será que estarei a ser insensivel?", mas quando cheguei ao fim e vi os vossos comentários fiquei mais aliviada... Realmente... Enfim!!!

Helena Piedade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tania Mac disse...

Sei q n consegue mas estou de pé a bater palmas e se ainda fosse a tempo ou valesse de algo enviava-lhe os meus dois cromos patéticos. Lidl e eu já sofremos divórcio ha mto.

Patrícia Pinto disse...

Desculpem lá, mas se calhar percebi mal....
Estão a criticar a Sara porque ela desabafou no seu próprio blog sobre um assunto com o qual está indignada?!!!!!!!!!!
Se calhar estou a perceber mal.....

Sandy D. disse...

Depois de ler certas respostas fiquei mesmo ... OK é uma campanha de marketing portanto serve para que os clientes frequentes se mantenham fieis e para angariar novos clientes, em especial os papás que "mimam" os filhos. Também eu MÃE adorei os ditos cujos e a primeira vez que o meu filho os viu(eu nem tinha visto a campanha,nem os requisitos para a mesma)quis logo a banana.. farejei preço e lá descobri que era pelo sistema de pontos... lá expliquei ao pequeno e ficou prometido que tentaria-mos arranjar os 10 pontos para comprar o peluche(mais em conta do que ter os 20 pontos). Mas para mim o LIDL não fez nada para me atrair como cliente. Se faltar 1 cêntimo para os 10 euros nada de ponto... (Haviam de ver a carita do meu filho, tão triste) coisa que noutros sítios NUNCA me aconteceu. Sinceramente se lá gastei 30 euros foi muito e foi porque o meu marido comprou uma ferramenta. O meu filho tem 1 peluche, o broculo, porque a minha sogra foi lá fazer as compras do mês assim como a minha mãe (cujos rendimentos são pensões mínimas)para ajudar o neto mas também ele percebeu a dificuldade de arranjar os pontos e depois de ter 1 nunca mais me falou em querer mais peluches. Compartilho a tua frustração.

Filipa & os 7 Oficios disse...

Olá amiga já tenho um broculo e tenho pontos a mais posso dar-te para pelo menos conseguires 1.beijos

CH3COOH disse...

ja la tenho ido e nunca me deram carimbos... tb vou partilhar

Rafaela Soares disse...

Eu quando vi a campanha etsava convencida que era 1 boneco por cada 20 euros em compras, ou então, pagavamos 3,99 com 10 € em compras.

Então lá vim eu para a caixa toda orgulhosa com um broculo na mão, a pensar, são 6 semanas, eu vou conseguir os bonecos todos e vou fazer o meu sobrinho um miúdo feliz!

Não será necessário dizer que levei com umbalde de água fria quando me deparei com os 200 € em compras ou 100 € mais 3,99€.

Pois o boneco ficou lá, eu trouxe 1 selo na caderneta e não coloquei mais os pés no Lidl!

isto não é uma campanha, é uma chulice!

Abaixo o LIDL!!!!!!!!!

Quando puderem ir ao IKEA, ouvi dizer que lá também tem peluches do género, podem não ser tão bonitos, mas os miudos ficam felizes na mesma e a nossa carteira um bocadito mais recheada!

Rafaela

Giovana disse...

Passo pelo mesmo problema, achei um absurdo, uma violência brutal contra o povo Português que está vivendo época tão difícil...

http://coisitasdeportugal.blogspot.pt/2014/01/o-melhor-de-portugal-e-o-pior-tambem.html

4D disse...

Sabes que concordo absolutamente?
acho importante os blogs terem uma voz, fazerem-se ouvir, mostrar o que não está bem.

Não pode ser apenas "adere quem quer". porque se ninguém falar depois ainda nos dizem "Nós ainda não tínhamos tido esse feedback". E ainda agradecem.

eu agradeço por este post.
Cá em casa o que queria ter pelo menos um peluche não era nenhum dos mais pequenos, felizmente. E digo felizmente porque ficava mais difícil de explicar. Era o nº 3 e até comentou que um colega tinha levado para a escola. e eu tentei explicar-lhe a lógica absurda desta campanha.

beijinhos

Sandra Gomes disse...

Por causa da birra da minha filha e porque uma criança de 6 anos não é facil explicar que até chegar aos 10 pontos ia demorar e ainda tinha que pagar mais até a campanha acabar nunca mais fui ao lidl

Sandra Gomes disse...

Por causa da birra da minha filha e porque uma criança de 6 anos não é facil explicar que até chegar aos 10 pontos ia demorar e ainda tinha que pagar mais até a campanha acabar nunca mais fui ao lidl

sofia amorim disse...

Pois eu tb tenho gemeas e tb me pediram porque viram de uma colega. Expliquei que uma barbie era mais barata e que comprava quando tivesse dinheiro. Achei a campanha absurda e não me cativou.

sofia amorim disse...

Pois eu tb tenho gemeas e tb me pediram porque viram de uma colega. Expliquei que uma barbie era mais barata e que comprava quando tivesse dinheiro. Achei a campanha absurda e não me cativou.

Mary Jane (JGPES) disse...

No Lidl da Rebelva há funcionárias nem dão os autocolantes para fazerem elas a colecção...

Claudinha disse...

Olá! Apesar de eu ser da Madeira e de por aqui não existir o Lidl, conheço-o muito bem, pelas vezes que já estive em Portugal Continental. E também conheço os amiguinhos do Gang dos Frescos por tantas vezes que aparecem na Tvi lá com o chefe Hernâni Ermida...Realmente a maneira de conseguir adquirir os ditos peluches se calhar não é a mais fácil tendo em conta o ordenado da maioria dos portugueses, tal como você refere e com toda a razão! Agora por uma coisa lhe dou os parabéns,conseguiu fazer-me soltar uma gargalhada com a parte final da carta...É que estou para aqui a imaginar a cena do peluche na mala, o polícia a correr e você com um miúdo em cada mão a tentar escapar!... :)

Paulina Santos disse...

Como gosto de fazer compras no Lidl, e costumo lá ir, gasto lá o dinheiro na mesma. E se receber autocolantes para fazer a colecção, melhor ainda. O que sou contra é terem um prazo tão pequeno para fazer os 20 pontos para 1 só boneco...
Ou deveriam aumentar o prazo ou nem sequer existir prazos para obter os pontos.
Simplesmente não ter prazo para obter pontos para os bonecos!!! Cada um gastaria conforme o que pudesse e quando tivesse os pontos todos, teria um boneco de graça.
E também acho muito pouco só 1 autocolante por cada 10 euros!!
Deveriam dar pelo menos uns 5 autocolantes por cada 10 euros :)
Aí, se calhar as pessoas já conseguiam fazer a colecção toda :)

Paulina Santos disse...

Como gosto de fazer compras no Lidl, e costumo lá ir, gasto lá o dinheiro na mesma. E se receber autocolantes para fazer a colecção, melhor ainda. O que sou contra é terem um prazo tão pequeno para fazer os 20 pontos para 1 só boneco...
Ou deveriam aumentar o prazo ou nem sequer existir prazos para obter os pontos.
Simplesmente não ter prazo para obter pontos para os bonecos!!! Cada um gastaria conforme o que pudesse e quando tivesse os pontos todos, teria um boneco de graça.
E também acho muito pouco só 1 autocolante por cada 10 euros!!
Deveriam dar pelo menos uns 5 autocolantes por cada 10 euros :)
Aí, se calhar as pessoas já conseguiam fazer a colecção toda :)

A Palavra! disse...

Eu concordo com a autora do Post em que a campanha de marketing está não concebida, acho um absurdo o valor do boneco, mas lá está, a lei da oferta e da procura permite ao consumidor ir a outro super.
Quanto às birras...constroem o carácter e a resistência à frustração! Se dão cabo da paciência aos país...é um facto, mas fazer o quê! Aguentem! Ter filhos inclui o pacote completo.

Ricardo Miguel disse...

Os filhos fazem birrinhas porque a mamã não lhes dá o que eles querem??? Uau, para além de mal educados, vejo uma mãe que tem alguma dificuldade prioritizar a sua vida...

Quantas pessoas nem conseguem ir ao lidl e andam na rua à procura de comida nos caixotes?

Quantas pessoas e crianças, quereriam um pedaço de pão fresco, em detrimento e um peluche?

Conselho, pegue na sua família e passem uma noite a distribuir comida aos sem abrigos.... Talvez aí as crianças se esqueçam dos peluches..
Não é o LIDL que está a fazer uma campanha mal, é você que não está a educar os seus filhos bem!

PS-tenho duas miúdas de 8 e 2 anos, não fazem birras no lidl aos berros e entendem um não, mesmo que repetido 50 vezes.

Margarida Palma disse...

Nem imaginam a cara de "cachorrinho abandonado" que a minha filha faz cada vez que vamos lá!!! pelo menos que nos deixassem comprar o raio do boneco... mas nem isso!!!! não foi muito bem pensada a campanha!!!!
subscrevo a carta acima redigida!!!

Definitivamente São Dois disse...

Caríssimo Ricardo Miguel,
Se ao ler o meu post tudo o que interpretou foi o que escreveu, lamento informá-lo que perdeu o cerne da questão. O objectivo da carta era só e apenas a análise da
péssima campanha de marketing levada a cabo pelo LIDL Portugal, e julgo ser livre de o fazer no meu blog! As birras dos meus filhos, que são as normais de qualquer criança, são geridas por mim e pelo meu marido da forma que entendemos fazê-lo, e que até me dou ao trabalho de lhe explicar, que não passa de todo por lhes fazer as vontades.
Tem toda a razão quando refere que há muitas pessoas que nem ao LIDL podem ir e crianças que quereriam pão fresco em vez de um peluche. Mais uma vez lhe digo, e não entrando em detalhes sobre a minha vida que não lhe dizem respeito, que sei disso, tenho uma cota parte de colaboração em instituições que batalham contra essa realidade, e não preciso que me "mande" distribuir comida aos pobres para ter contacto com ela.
Parabéns por ter duas filhas que não fazem birras! Se estiver disponível, deixe-me o seu contacto, pois haverá certamente psicólogos interessados em estudar duas crianças tão exemplarmente educadas!
Bem haja pela sua mensagem! Neste blog, todos os comentários são benvindos! Sejam eles de que índole forem!
Bom fim de semana para si e para a sa família!

Definitivamente São Dois disse...

Concordo plenamente! Por isso sempre defendo que nunca se deve avançar para a maternidade/paternidade sem estar consciente de todos os capítulos incluídos no pacote!

Nelson Fernandes disse...

Acho que este comentário não passa de um desabafo que a pessoa fez no seu próprio blog... quer se goste quer não goste temos de aceitar a opinião...
No meu ponto de vista, os bonecos são muito bonitos, mas assim que percebi o valor que era preciso para ter um tirei logo isso da ideia.. talvez se fosse frequentador assíduo da loja ate conseguisse 1 boneco, mas como o meu objectivo é comprar mais barato compro umas coisas ali e outras noutras lojas dependendo das promoções, assim sendo não fico nem perto dos 20 pontos.
Mas agora deixo uma "critica" á sra. do blog (espero que me compreenda) A senhora com um agregado familiar de 4 pessoas mais 2 animais de estimação só conseguiu 3 pontos? Também não é frequentadora assídua daquela loja pois não?
Não estou a defender a loja até porque acho que em todas as lojas há coisas caras e coisas baratas dependendo de ALGUMAS promoções que fazem, porque há as promoções de preço e as promoções só no nome :)
Pensem assim.... estamos numa época em que estas empresas não dão nada a ninguém... a ultima a fazer uma verdadeira promoção foi o pingo doce e vejam o festival de queixas que tiveram...

Guerreira de Luz disse...

Pois digo-vos os seguinte.... fiz uma conta de 9,99 e não me deram o selo porque tinha que ser conta certa...
E qual não é o meu espanto, uando fui ao Carrefour de Badajoz (vou lá uma vez por mês) e vejo os ditos bonequinhos do LIDL a 6€ cada!!!

Luisa Bagorro Sequeira disse...

Tenho trẽs filhos (dos 2 anos aos 10) e um lidl mesmo ao lado de casa onde faço quase todas as compras do mẽs...claro está que desde o início da campanha só consegui juntar o necessário para um peluche (20 pontos=200 euros de compras)e juntar mais uns 5 autocolantes...o do meio tentou sair do lidl agarrado a um alho e foi uma briga para decidir se traziam um bróculo, uma beringela ou uma banana... enfim, claro que não conseguirei mais nenhum pois não vou pagar mais 3.99euros, depois de fazer 100euros de compras, por causa de um peluche...a mamã é má...e sai tudo a resmungar... o bróculo dorme no berço da minha pequenina...

Lightwarrior disse...

e que tal não levar os miúdos às compras? ou nessa impossibilidade, aproveitar a ocasião para os informar, com outras palavras é certo, do que é o marketing e como isso nos leva a comprar coisas que, no fundo, não precisamos. e eu a pensar que se comprava comida (que de resto de nutritiva pouco ou nada tem, mas isso é outra conversa) nos supermercados....

PSilva disse...

Decididamente já sei porque este país não anda para a frente..., não se pode desabafar que todos lhe caem em cima.
Concordo com a autora do blog, 200 € para se obter um boneco se calhar é um bocado forte, acho que o essencial deste desabafo é o valor e o tempo curto para esta promoção, questoes de não ser cliente regular ou de educação dos filhos, cabe a cada um olhar para si.
Também podemos ir todos ao mcdonalds pagar 6 euros, encher os putos com comida e trazer um boneco.... cabe a cada um decidir.

Ana Cristina Sousa Bernardo disse...

No lidl da Rebelva mesmo nós tendo direito aos selos temos que pedir! !!!!!!

Ana Cristina Sousa Bernardo disse...

E aí iam fazer suas compras mensais no lidl!

Ana Cristina Sousa Bernardo disse...

Está dizendo que criança que não faz birra no super que não existe pois posso dizer que meu filho com 11 anos desde bebé que vai as compras comigo e com o pai e se pedia/pede alguma coisa e nós dizemos que não ele Aceita o não e nem volta a pedir segunda vez.

Familia Nerd disse...

lolol, sim realmente uma campanha bem conseguida, que melhor para por um pai a gastar dinheiro do que a criança a chorar desalmadamente ainda por cima por coisas saudáveis e amorosas, enquanto os pais ficam a pensar sobre as tácticas de marketing obscuras por trás deste historia. Por isso o melhor ensinamento a retirar desta historia para as crianças é, e já a minha mãe me dizia, nunca aceitem coisas de estranhos mesmo que pareçam saudáveis e amorosos.

Nuno Armas disse...

Sra. Nadia Piedade, lamentavelmente e desde já o meu pedido de desculpas caso esteja enganado. A sra plo que descreveu, deu-me a entender que trabalha no Lidl e aproveita-se dos clientes que rejeitam os ditos cromos para si mesma. Tenho de a informar que se for o caso, isso que a sra faz é... ILEGAL e tambem a informo que pode perder o seu tão precioso trabalho que hoje em dia em portugal e dificil de obter. Nenhum empregado de uma empresa pode em algum momento apoderar-se de propriedade da suposta empresa durante o periodo em que se encontra como funcionaria e durante o seu horario de trabalho. Não só é triste o que acaba de relatar como é ainda mais triste vir aqui criticar uma pessoa que uso do seu proprio dinheiro, e que tanto lhe custa a ganhar. Se não for o caso, volto a repetir. Desculpe. Se for o caso, tenha vergonha. há... Tinha-me esquecido, não e porque a sra é mais inteligente do que nós todos que lhe dá o direito de vir criticar. Mas isto td só passa neste país dos pequeninos. Portugal, onde aparece alguem a rebaixar alguem só para alimentar o seu ego. Trsite mas enfim...

Gabriela Ferreira disse...

Concordo que estes peluches são muito giros e até uma das minhas filhas que tem 14 anos queria um...mas quando me deparei com o exagero que tinha de gastar para ter a colecção desisti logo, compro algumas coisas no Lidl mas como muita gente procuro também noutros hipermercados os produtos em promoção. Mal a mal que fosse mais tempo a promoção

ádescávir disse...

Concordo plenamente com este post! É completamente ridículo não só o valor de cada peluche, como o prazo para os juntar a todos!

Já para não falar na "simpatia" com que tanto eu como a minha mãe fomos atendidas em dois LIDL's diferentes, a 300 Km um do outro. A mim, o sr. que estava na caixa quando me viu com 10 pontos rebolou os olhos e entregou-me a caderneta com ar de frete. À minha mãe, que por acaso até tinha 20 pontos, não lhe deram duas cadernetas, apesar da clara intenção dela de comprar 2 peluches, cada um com os seus 10 pontos + 2.99€.

Já para não falar que há uma clara falta de noção do LIDL mais perto de mim que não tem carne, nem peixe nem legumes, simplesmente porque ao lado está um mercado. A questão é que o mercado fecha ao final da manhã e o LIDL só fecha por volta das 21h. Quem precisar de uma alface ou um frango ou vai a outro lado (e demonstra ser esperto) ou então espera até ao dia seguinte.

O LIDL está a perder muita clientela e a continuar assim ainda mais vai perder =/