Remédio Santo?

Lá por casa, a tosse e o ranho nunca mais dão tréguas! Chateia-me vê-los aflitos para respirar, entupidos, ter que recorrer ao aspirador nasal e ao soro fisiológico (que eles odeiam!). Irrita-me vê-los a engasgarem-se com a tosse, a tossir enquanto dormem... mas enquanto este tempo não passar, não há muito que possamos fazer.

Ontem, quando os deixei na creche, dei as minhas recomendações à educadora, e quando falámos na tosse, ela disse-me que a mãe da Leonor, fazia um xarope caseiro muito eficaz, e que ela ficava sempre boa da tosse em pouquíssimo tempo. Ora, acontece, que a mãe da Leonor trabalha no mesmo edificio que eu, e eu fui ter com ela e perguntar a receita! Fiz ontem à noite, tomaram antes de deitar, e tomaram hoje de manhã. Pode ser coincidência, mas de noite tossiram menos.

Xarope de Agriões e Mel

Ingredientes
1 molho de agriões
Mel a gosto

Preparação
Colocar num tacho anti aderente o molho de agriões lavado, e mel a gosto. Levar a lume brando e deixar cozinhar. Quando levantar fervura, ir mexendo um pouquinho para não deixar pegar. Deixar ferver. (eu deixei uns 10 minutos). No fim, coar o liquido resultante com um passador, e guardar num frasquinho.

Eu ainda fiz uma alteração. Achei que estava a ficar demasiado espesso (talvez pela quantidade de mel que coloquei), e juntei uma chávena de café de água.

Eles gostaram, e eu provei e também não achei nada mau! Verificaremos a eficácia nos próximos dias!

5 comentários:

Lena disse...

Xarope de cenoura também funciona, cebola cortada dentro de água à cabeceira da cama (isto porque dificilmente beberão chá de cebola), mel dissovido em água (para ser mais fácil de engolir). Tudo isto funciona.

Titanices disse...

Obrigada, vou comprar espinafres a caminho de casa!!!

Titanices disse...

Agriões, claro que são agriões...

Carla Silva disse...

Sim esse é muito bom. Experimenta também descascar uma cebola abrir ao meio e colocar na mesa de cabeceira durante toda a noite. Não há tosse! :-)

Niki disse...

Que quantidade deste?